WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Leite de cabra: volumosos e concentrados aumentam a quantidade e a qualidade

É possível produzir leite de cabra em quantidade e de qualidade, utilizando-se uma dieta baseada no fornecimento de alimentos volumosos, complementada com concentrados

Leite de cabra: volumosos e concentrados aumentam a quantidade e a qualidade

É possível produzir leite de cabra em quantidade e de qualidade, utilizando-se uma dieta baseada no fornecimento de alimentos volumosos, complementada com concentrados. Como as pastagens cultivadas são a fonte de alimentos volumosos de menor custo possível, concluí-se que se trata de uma boa alternativa para a redução dos custos de produção.

Além disso, é preciso considerar que os caprinos, em geral, consomem muito bem as diversas espécies de gramíneas cultivadas nas pastagens brasileiras, apesar de terem preferência por plantas de folhas largas. Daí a importância de se formar pastagens de gramíneas consorciadas com leguminosas forrageiras, uma combinação que vai potencializar a produção.

leite de cabra - volumosos e concentrados

É possível produzir leite de cabra em quantidade e de qualidade, utilizando-se uma dieta baseada no fornecimento de alimentos volumosos com concentrados

“Por outro lado, é fato conhecido que a pastagem consorciada é mais difícil de ser manejada, exigindo maior atenção do criador”, afirma a professora Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras – Cria, Recria e Produção de Leite.

Quanto às espécies forrageiras a serem utilizadas, vale ressaltar que não existe uma escolha que possa ser indicada tecnicamente como ideal. O que se tem, na verdade, são diversas alternativas que vão ser mais ou menos adequadas para cada propriedade e para cada região do país.

O capim-elefante, por exemplo, apresenta mais de 70 variedades adaptadas a diferentes regiões, e pode ser considerado uma boa alternativa. Mas o produtor deverá levar em conta as diferenças sazonais de produção, que determinam variação de oferta de forragem ao longo do ano.

As pastagens cultivadas são a fonte de alimentos volumosos de menor custo possível

Na estação seca, o crescimento do capim elefante praticamente para e a forragem perde qualidade nutricional, principalmente em termos de digestibilidade e teor de nutrientes. Isso ocorre também com outras forrageiras.

Nos períodos de menor disponibilidade de forragem no pasto, é preciso fornecer suplemento volumoso de boa qualidade, no cocho, como feno ou silagem, para consumo de acordo com as necessidades fisiológicas de cada faixa produtiva dos animais. Também podem ser usadas folhas de leguminosas perenes, que resistam mais à seca, devendo ser cortadas e fornecidas ainda frescas ou pré-secadas.

Outra questão importante é o conforto térmico dos animais, que determina aumento do consumo de alimento e, com isso, uma alta produção de leite. Em função disso, devem estar disponíveis abrigos e sombra. Por fim, não se pode esquecer, com relação ao manejo a pasto, a presença de parasitas externos, e, especialmente, os internos.

As cabras são muito sensíveis a helmintos gastrointestinais cujas larvas infectantes são encontradas de forma abundante nas pastagens. A redução da infestação pode ser conseguida através de rodízio dos animais pelos piquetes, com estabelecimento de um período de descanso no qual a população de larvas se reduz.

Na alimentação de cabras leiteiras, o uso exclusivo de uma pastagem de ótima qualidade pode permitir a produção de 2,0 a 3,0 L/dia/animal. Geralmente, isso é possível quando há oferta com sobra de forragem no pasto, o que, por sua vez, é conseguido com sistemas de pastejo rotativo. Caso venha a ser usada a consorciação com algum tipo de leguminosa nessa mesma pastagem, é possível obter mais algum incremento, por conta do aumento da concentração de proteína e cálcio na dieta.

Para que os animais possam alcançar maior produção leiteira, é preciso utilizar suplementação com concentrado, visando a um aumento da concentração energética da dieta, buscando atender o requerimento nutricional das cabras. Isso quer dizer que maior produção por animal e maior produção por área só serão possíveis com o uso de concentrados.

Tipos de forrageiras


Pode-se dizer que as forrageiras mais adequadas para os caprinos devem ter um bom valor nutritivo, com grande produção de matéria seca por área. Essa é uma característica necessária para a nutrição de qualquer espécie animal.

Uma espécie bastante citada na literatura técnica de caprinocultura é o Aruana Panicum Maximum Jacq cv. Aruana, desenvolvido para pequenos ruminantes. É uma gramínea de hábito de crescimento cespitoso, com bom valor nutritivo, grande produção de matéria seca por área, e porte médio (0,7-1m), e grande capacidade de perfilhamento. É uma espécie que apresenta um bom aproveitamento pelos animais, por causa do arranjo anatômico das lâminas foliares que é mais favorável à ação dos microrganismos ruminais, potencializando um aumento da digestibilidade.

leite de cabra - volumosos e concentrados

Algumas leguminosas devem ser plantadas fora da área de pastagem na forma de banco de proteína

Tipos de Leguminosas


Quanto às leguminosas para consórcio ou para cultivo em bancos de proteínas, podem ser cultivadas: Soja perene (Neonotonia wightii), Macrotiloma (Macrotyloma axillare), Galáxia (Galactia striata), Siratro (Macroptilium atropurpureum), Calopogônio (Calopogonio mucunoide), Desmodium (Desmodium sp.). Já as leguminosas arbóreas e, ou arbustivas, como o guandu (Cajanus cajan) e a leucena (Leucaena leucocephala), devem ser plantadas fora da pastagem na forma de banco de proteína. Os animais podem ter acesso à área de leguminosas de forma rotacionada por um período limitado, para que a plantação não seja pastejada excessivamente e por isso prejudicada.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sidney

23 de jun. de 2021

Gostei muito do conteúdo e informações que vcs passaram sobre a cabra leiteira .Eu sou iniciante de criador e gostaria de saber qual cidades vcs atendem? Eu gostaria de melhorar a produção de leite da minhas cabras.e desde já obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jun. de 2021

Olá, Sidney

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Edilasio Luciano

30 de mai. de 2021

Muito obrigado pela sua informação

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun. de 2021

Olá, Edilasio Luciano

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

jesue mateus vilela rabelo

27 de jul. de 2018

Estou comesando uma criaçao de cabras leiteira espero que Deus me abençoe

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul. de 2018

Olá Jesue,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Boa sorte na sua criação.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marcio

3 de mar. de 2017

Eu consigo criar uma cabra no meu quintal cortando capins pra mesma

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de mar. de 2017

Olá Márcio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Se tiver os devidos cuidados e manejo correto das instalações, nutrição e afins pode sim.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Adilson Dias

22 de abr. de 2013

Tenho um algueiro de terra e gostaria de criar cabritos o que vocês sugerem?

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de abr. de 2013

Olá, Adilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O criador antes de iniciar seu plantel para criação de cabras, deverá planejar muito bem seu negócio, tendo que optar por um sistema de criação que deverá ser escolhido, mediante as características da sua região e da sua propriedade. Os animais que irão compor seu plantel deverá ter sido pensando também, de acordo com o sistema de criação escolhido. As criações podem ser por hobby, turismo, para produção comercial de leite e/ou derivados e para corte. O caprinocultor precisa definir os seus objetivos com relação ao negócio, pois disso vai depender o dimensionamento do emprrendimento, a infra-estrutura, a disponibilidade e mão-de-obra, o tipo de animal, os insumos que serão usados, entre outros. É importante que tudo seja feito na ppropriedade dentro de uma perspectiva de futuras ampliações, o que favorece o crescimento do negócio sem grandes investimentos.

Para criar cabras, basicamente, você precisa de bons animais, instalações confortáveis que facilitam o manejo, e de boa alimentação para as cabras.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas, possui os cursos na área Caprinos que poderá lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!