WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene no abate de caprinos

A higiene é um processo de suma importância no abate dos caprinos, se você trabalha com caprinocultura deve se atentar aos procedimentos de limpeza do animal.

Higiene no abate de caprinos    Artigo CPT

Na atividade de produzir alimentos provenientes de animais é importante lembrar que a higiene em todas as etapas do trabalho é fundamental. O professor Newton de Alencar do Curso CPT de Técnicas de Abate e Corte de Suínos e Caprinos, diz que: “a carne pode ser contaminadas facilmente e os alimentos podem se tornar veículos de transmissão de infecções e intoxicações para o consumidor”.


Para produzir alimentos, deve-se observar rigorosamente o seguinte:


1. Os funcionários envolvidos no trabalho devem estar sadios e devem conhecer as receitas e técnicas recomendadas para cada categoria de produto.


2. Os funcionários devem conhecer e aplicar todos os cuidados de higiene necessários, como, por exemplo:

lavar e desinfetar bem as mãos antes de qualquer atividade;
estar bem uniformizado, com uniforme de cor branca, que esteja sempre limpo;
usar boné ou gorro, para evitar a queda de cabelos nos alimentos;
usar botas de borracha, fáceis de serem limpas; e
usar avental impermeável.


3. As matérias-primas e insumos devem ser de ótima qualidade.


4. Os vasilhames, utensílios, equipamentos e instalações devem receber cuidados especiais, devem ser próprios para o trabalho e serem bem lavados e esterilizados.

 


Limpeza


Na limpeza, devem ser usados detergentes neutros e biodegradáveis, que não deixam resíduos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Estes produtos são apropriados para a indústria de alimentos e possuem ótima capacidade de limpeza.


Quando o resíduo for apenas de gordura, deve ser usada água quente. Quando o resíduo for de sangue, deve ser usada apenas água fria.

Desinfecção


A desinfecção pode ser física ou química, o que dependerá do material a ser utilizado. Os vasilhames, utensílios metálicos, mesas em aço inox, prato de balança e máquinas podem ser desinfetados com vapor produzido por caldeiras, muito utilizado em indústrias, ou então, espalhando água fervente sobre o material.


Outros vasilhames e utensílios que não resistem ao calor, bem como as paredes e pisos, devem ser desinfetados com produtos químicos à base de iodo ou à base de cloro, ou então, outros produtos recomendados para a indústria de alimentos.


A desinfecção química pode ser feita por imersão, por aspersão, ou mesmo despejando a solução sobre os equipamentos que se deseja desinfetar.
Após a desinfecção, o material não pode ser enxaguado; deve-se deixar que apenas escorra o excesso do desinfetante e o equipamento pode ser utilizado imediatamente.


A desinfecção só pode ser feita após os equipamentos terem sido bem lavados com detergentes, momentos antes da sua utilização.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Ovinos e Cabras.
Por Eduardo Silva Ribeiro. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!