WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação Orgânica de Cabras - benefícios da homeopatia no tratamento da criação

Alguns problemas como a diarreia dos cabritinhos, as moscas domésticas, o controle de berne, os piolhos e a mastite podem perfeitamente ser solucionados com medicamentos homeopáticos

Criação Orgânica de Cabras - benefícios da homeopatia no tratamento da criação

 

O uso da homeopatia para o tratamento de animais vem-se desenvolvendo com o tempo e tem  mostrado como essa prática pode ser benéfica. Sendo assim, a homeopatia começa a ganhar cada vez mais espaço no tratamento veterinário, porque os medicamentos com propriedades naturais vêm alcançando ótimos resultados entre os usuários.

Na pecuária, principalmente ao se falar em rebanho leiteiro, pode-se falar que os resultados da homeopatia são muito positivos, principalmente no tratamento da mastite. No entanto, para promover a cura, o homeopata precisa conhecer todos os sintomas de seu paciente. Esses sintomas irão revelar o modo como cada indivíduo interage com o meio que o cerca, e qual a solução para o mal que lhe aflige. Pelos sintomas apresentados e observados no animal, o veterinário homeopata irá escolher, com base na totalidade sintomática do paciente, o medicamento seja capaz de curá-lo.

Os medicamentos homeopáticos funcionam agindo sobre a energia vital dos animais doentes, devolvendo-lhe o equilíbrio, justamente por ser dinamizado e rico em energia. O que promove a cura não é a ação direta do remédio nos planos doentes, mas a sua ação na energia interna que se encontra desequilibrada. O medicamento, ao restaurar o equilíbrio da energia, permite que ela mesma expulse a doença. É uma energia (medicamento dinamizado) agindo sobre outra (nossa energia interna), com o fim de regular esta última.

Dessa forma, é muito importante que seu emprego se faça após criteriosa investigação do doente, como um todo; visto que o medicamento correto é escolhido com base na totalidade sintomática do paciente. Ou seja, para que ele surta efeito, é necessário que ele seja bem escolhido, sempre se levando em conta todos os sintomas do indivíduo.

“Alguns problemas como a diarreia dos cabritinhos, as moscas domésticas, o controle de berne, os piolhos e a mastite podem perfeitamente ser solucionados com medicamentos homeopáticos, muito diferentes da terapia tradicional”, afirmam os professores Maria do Carmo Arenales e Fabrício Rossi, coordenadores do Curso Sistema Orgânico de Criação de Cabras, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.No entanto, a eficiência da Medicina Veterinária Homeopática, somente será satisfatória se se levar em conta o correto manejo, desde a pastagem e assepsia, na hora da ordenha, aliado ao grande volume de alimentação verde e medicamentos que valorizem a capacidade de defesa dos animais.

Viabilidade da homeopatia na medicina veterinária

A homeopatia aplicada na Veterinária é uma realidade que tem apresentado excelentes resultados práticos, desmitificando alguns conceitos e apresentando vantagens sobre a medicina oficial.

- Ação rápida e eficiente: existe uma falsa crença que sugere ser o medicamento homeopático de ação lenta, razão pela qual o tempo da resposta do organismo ao remédio deixaria a desejar. Já está comprovado, no entanto, que o tempo de reação do organismo é proporcional ao tempo da doença: se estivermos diante de um processo agudo instalado em pouco tempo (por exemplo, uma pneumonia) teremos a resposta em poucas horas; porém, se a doença estiver instalada há anos, revelando-se um processo crônico (como uma alergia), teremos a resposta do organismo em algumas semanas e a cura instalada em meses, dependendo de cada caso.

- Homeopatia e patologias graves: outro grande preconceito diz que devemos usar a homeopatia em doenças benignas, onde existe risco de vida, deixando a alopatia agir em patologias graves. Essa é mais uma avaliação sem sentido, já que a rapidez da resposta do organismo frente ao medicamento, em casos de patologias agudas, pode retirar o animal do perigo iminente, em curto espaço de tempo.

- Lucratividade na produção: como a medicação homeopática é exclusividade energética, já que não há matéria no medicamento, não existe o risco de animais medicados transmitirem para a carne e leite os remédios ingeridos, ao contrário da alopatia e seus antibióticos, antinflamatórios, hormônios, mosquicidas, vermífugos e agrotóxicos em geral. Viabilizando o uso desses produtos para consumo, o produtor continua a aferir lucros e garantir alimentos saudáveis para o consumidor. Isso sem contar que os animais estão livres de sofrerem intoxicações medicamentosas (iatrogenia).

- Custo menor e saúde maior: os lucros também podem ser contabilizados de outra forma, beneficiando o proprietário e o clínico, já que os medicamentos homeopáticos custam menos que os
alopáticos e permitem que a recuperação do organismo ocorra em curto período de tempo.

- Fácil administração e integração ao manejo: a facilidade de administrar o medicamento homeopático é outra vantagem que deve ser considerada pelo veterinário homeopata. Os medicamentos são preparados de acordo com a palatabilidade individual, não havendo necessidade de ingerir grandes doses, podendo ser adicionado na água de beber do animal, no alimento, ou até mesmo no sal mineral sem alterar o seu sabor. Há, também, a facilidade de se ministrar doses únicas do medicamento homeopático. Com isso, é possível evitar o estresse ocasionado pela administração forçada de medicação oral, pelo uso de seringas e demais manobras dolorosas.

- Vantagem adicional: o risco de acidentes, ao se lidar com animais violentos, é reduzido, beneficiando o animal, o veterinário e seus auxiliares.

Quando se quer manter a saúde das cabras leiteiras é importante começar por uma boa profilaxia nos rebanhos. Depois, começa-se o tratamento de acordo com as necessidades de cada animal. Para cada caso, um tratamento diferente. No entanto, a prevenção é a melhor opção. Vários especialistas aconselham fazer um tratamento preventivo nas cabras leiteiras, principalmente no caso da mastite.

Para o veterinário homeopata, todos os ecto e endoparasitas são doenças como outra qualquer. E o que deve ser tratado é o sistema imunológico do organismo. A forma de eliminação de vermes tem formas diferentes. Para os casos do berne e do piolho, é evidente o controle, que é até visual. Já da verminose, a eliminação se dá pelas fezes e o controle deve ser feito por meio de exames, para se controlar a presença de vermes, protozoários e bactérias.

De forma diferente, os remédios vão agindo sobre os parasitas específicos, sua ação é sistêmica, aumentando a imunidade dos animais, de forma que os parasitas são expulsos do corpo dessas cabras. A reinfestação continua, afinal toda sua propriedade está contaminada, porém, o uso contínuo do Manejo Homeopático promove uma diminuição gradativa das infestações, que serão cada vez mais brandas, até que se alcance o equilíbrio na propriedade, ou seja: a quantidade de endo e ecto parasitas não interferem na produção de leite de suas cabras. O medicamento deve ser misturado na ração ou no sal mineral continuamente e esta é a fórmula do sucesso do Manejo Homeopático de Cabras de Leite.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Criação de Cabras

Leia outras publicações sobre o Sistema Orgânico de Criação de Cabras, acessando os links abaixo:

Verminoses intestinais e seu controle

Resistência aos anti-helmínticos

Ação do medicamento homeopático nos vermes

Moscas domésticas

Controle e tratamento convencional de moscas

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marilene Cipriano de Souza

5 de nov. de 2021

Agradeço muito a as em formações que encontrei aqui pois tenho poucos animais mais precisa de saber como ajudaloos da forma correta e na minha cidade não tem se quiser informação nas casas agrícola

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jan. de 2022

Olá, Marinele! Como vai? 

Agradecemos pelo feedback! 

Ficamos contentes em poder ajudá-la. :) 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?