Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de cabras leiteiras: negócio promissor e rentável

A criação de cabras leiteiras é um excelente negócio, pois elas ocupam pouco espaço, além de comerem bem menos que as vacas

Criação de cabras leiteiras: negócio promissor e rentável

“A criação de cabras leiteiras é uma excelente alternativa para todas as propriedades rurais, especialmente as que estão próximas a centros consumidores. O leite para consumo ‘in natura’ tem um mercado crescente, assim como os queijos finos produzidos com leite de cabra. Por tais motivos, criar cabras é um negócio promissor e rentável”, afirma Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, professora do Curso a Distância CPT Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite em Livro+DVD e Online.

O manejo de cabras é relativamente fácil, pois os caprinos são animais rústicos, que se adaptam bem a condições climáticas extremas, como a seca. Outra vantagem é que elas ocupam pouco espaço, o que reduz os custos do produtor com instalações. Embora as cabras produzam menos leite que as vacas, elas consomem menos alimentos: oito cabras consomem o mesmo que uma vaca adulta. O manejo alimentar também é muito simples, pois os caprinos não são exigentes quanto à dieta.

Mais uma vantagem é que a gestação das cabras é menor do que a das vacas. Além disso, as cabras são bem mais resistentes a doenças, como a tuberculose. O leite de cabra é considerado um dos alimentos mais nutritivos, sendo fonte de vitaminas A, B e C, além de minerais essenciais, como ferro, fósforo e cálcio. Inclusive o leite caprino pode ser oferecido a crianças em amamentação e a pessoas com intolerância à lactose.

Raças leiteiras


O produtor deve adquirir cabras leiteiras de linhagens com lactação de 250 dias e produção inicial de mais de 2,5 litros. As raças de cabra que passaram por melhoramento genético são as mais produtivas e, por isso, mais lucrativas. As raças de cabra leiteira mais comuns são a Saanen e a Toggenburg.

A Toggenburg chega a 80cm de altura, com média de produção de 5 litros de leite por dia, assim como a Saanen (93cm de altura). Há também a raça de cabra leiteira Nubiana, com produção de 6 litros de leite, em média, e a Anglo-Nubiana, com produção de 4 litros de leite por dia.

Instalações


O local de criação de cabras leiteiras deve apresentar cercas resistentes, pois esses caprinos fogem facilmente. O estábulo pode ser construído de alvenaria ou madeira, contanto que esteja localizado no alto, para abrigar as cabras da chuva e do vento. O piso de cimento deve ser declinado, para um melhor escoamento das fezes. Sobre o piso devem ser colocados estrados de madeira.

As cabras devem ser alojadas separadamente dos bodes em baias com 1,50 por 80cm de largura. O bem-estar e o conforto animal trarão excelentes resultados, como aumento na produtividade das cabras e rentabilidade do negócio.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Criação de Cabras.

Fonte: ruralnews.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!