WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de cabras leiteiras? Aprenda mais sobre a reprodução dos animais

Além da duração do fotoperíodo, outros fatores interferem na estacionalidade reprodutiva, sendo o mais importante o fator nutricional, seguido dos fatores climáticos, e outros de ordem individual

Criação de cabras leiteiras? Aprenda mais sobre a reprodução dos animais   Artigos CPT

 

Os caprinos mais usados na produção leiteira são animais poliéstricos estacionais e, ao longo do ano, vão apresentar cios concentrados numa determinada época, o que determina um comportamento de estacionalidade reprodutiva.

De acordo com a Prof.ª Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, especialista no assunto, “além da duração do fotoperíodo, diversos outros fatores interferem na estacionalidade reprodutiva, sendo o mais importante para os animais o fator nutricional, seguido dos fatores climáticos, e outros de ordem individual, particulares de cada animal.”

Com relação ao fotoperíodo, os caprinos são chamados de espécie de dia curto, em relação à reprodução. Esses animais apresentam maior manifestação de estros em função da diminuição da duração da luz do dia.

O mecanismo fisiológico que aciona a influência reprodutiva atua da seguinte maneira: a luz recebida pela retina e pelo nervo óptico, por meio de estímulo nervoso, envia uma mensagem até a glândula pineal, a qual, na ausência de luz no meio ambiente, produz a melatonina, uma substância que estimula o hipotálamo, a hipófise e os ovários (ou os testículos, no caso dos machos) à atividade reprodutiva.

A ausência de manifestação de cios, que chamamos tecnicamente de anestro estacional, varia de intensidade e duração conforme a latitude da região do criatório, a raça dos animais, a linhagem criada, e diversos e variados fatores como clima, genética do rebanho, estádio da lactação e ainda das práticas de manejo adotadas, em particular a alimentação.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Reprodução de cabras leiteiras? Conheça o Efeito Macho

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução? Assista ao vídeo!


 

Gostou da matéria? Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!