
Os caprinos mais usados na produção leiteira são animais poliéstricos estacionais e, ao longo do ano, vão apresentar cios concentrados numa determinada época, o que determina um comportamento de estacionalidade reprodutiva.
De acordo com a Prof.ª Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, especialista no assunto, “além da duração do fotoperíodo, diversos outros fatores interferem na estacionalidade reprodutiva, sendo o mais importante para os animais o fator nutricional, seguido dos fatores climáticos, e outros de ordem individual, particulares de cada animal.”
Com relação ao fotoperíodo, os caprinos são chamados de espécie de dia curto, em relação à reprodução. Esses animais apresentam maior manifestação de estros em função da diminuição da duração da luz do dia.
O mecanismo fisiológico que aciona a influência reprodutiva atua da seguinte maneira: a luz recebida pela retina e pelo nervo óptico, por meio de estímulo nervoso, envia uma mensagem até a glândula pineal, a qual, na ausência de luz no meio ambiente, produz a melatonina, uma substância que estimula o hipotálamo, a hipófise e os ovários (ou os testículos, no caso dos machos) à atividade reprodutiva.
A ausência de manifestação de cios, que chamamos tecnicamente de anestro estacional, varia de intensidade e duração conforme a latitude da região do criatório, a raça dos animais, a linhagem criada, e diversos e variados fatores como clima, genética do rebanho, estádio da lactação e ainda das práticas de manejo adotadas, em particular a alimentação.
Gostou do assunto? Leia também:
- Reprodução de cabras leiteiras? Conheça o Efeito Macho
Um pouco mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.