WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Na criação de cabras leiteiras qualidade é essencial para aumentar a produtividade

O sucesso da atividade está diretamente relacionado às condições ambientais em que os animais estão inseridos

 


 A caprinocultura leiteira está cada vez mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite e seus derivados.

 

A caprinocultura leiteira está cada vez mais presente na agropecuária brasileira, conquistando e mantendo novos mercados para o leite de cabra e seus derivados. Entre os produtos dessa atividade, destacam-se: leite pasteurizado, leite ultrapasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurte, sorvetes, doces e queijos. Entretanto, como a oferta de produtos tem crescido, a competição pelo mercado também é uma realidade, exigindo maior eficiência de todos os componentes da cadeia produtiva.

O leite de cabra já está introduzido na alimentação humana há séculos, já que a cabra foi um dos primeiros animais a ser domesticado. É um alimento nutritivo e natural, geralmente indicado para substituição no caso de intolerância ao leite de vaca, sendo comprovadamente mais digestivo, com maior capacidade tamponante e maior alcalinidade, favorecendo sua absorção pelo organismo. Nas crianças, principalmente, tem baixa possibilidade de provocar alergias.

Entre os pontos a se destacar, está a produtividade, exigindo dos criadores capacidade de se adaptar às necessidades de redução de custos, desde a produção até a comercialização. Para isso, os criadores têm buscado instrumentos tecnológicos na especialização da atividade leiteira para um aumento da eficiência produtiva do rebanho e do volume de produção. Para chegar a esse resultado, é necessária uma constante busca por qualidade na obtenção do leite, na composição, no volume produzido, na menor sazonalidade, no aumento do nível tecnológico da criação e manutenção da saúde do rebanho.

Como premissa na produção animal, assim como na criação de cabras, o sucesso da atividade está diretamente relacionado às condições ambientais em que estão inseridos, assim, para que esses animais possam apresentar um ótimo desempenho produtivo, é necessário propiciar condições ambientais favoráveis. Isso pode ser conseguido através da utilização de instalações adequadas de acordo com o sistema utilizado, seja ele extensivo, intensivo a pasto, de semiconfinamento ou de confinamento.

A importância das instalações dentro de um processo de produção está fundamentada na extrema capacidade que elas têm em buscar a otimização da relação homem/animal/ambiente, dentro de um processo de produção. Isto é, ela facilita e reduz a mão de obra para as tarefas diárias, facilita o manejo do rebanho e o controle de doenças, protege e traz segurança aos animais, (protegendo-os da chuva e do frio, oferecendo áreas sombreadas para os dias de calor, protegendo do ataque de predadores), dividindo pastagens, armazenando alimentos, reduzindo o desperdício e favorecendo a eficiência produtiva.

Além da utilização de instalações adequadas, outros pontos importantes são a escolha da raça a ser criada e o manejo reprodutivo do rebanho. De acordo com a Patrícia Tristão, tutora do portal de informação do CPT - Centro de Produções Técnicas, há diferenças raciais nos animais que expressam seu potencial genético para produzir mais ou menos leite.

A escolha da raça mais adequada vai depender da região onde o capril será instalado, das condições ambientais (clima e pastagens disponíveis), o tipo de sistema que será desenvolvido e também a preferência do produtor.  

Na maior parte das atividades pecuárias, inclusive na caprinocultura leiteira, é com um manejo reprodutivo eficiente que se garante lucratividade na criação. Isso ocorre por causa da relação direta da eficiência reprodutiva com a produtividade. Na produção de leite, a quantidade de crias é fundamental para a ocorrência da lactação, o que a viabiliza economicamente.

O curso Criação de Cabras leiteiras instalações, raças e reprodução, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é uma oportunidade para os criadores aperfeiçoarem as técnicas de criação e conhecerem as instalações adequadas à criação, assim como o manejo de cada sistema e o manejo reprodutivo. No curso você receberá informações Profª. Maria Pia, médica veterinária, diretora da Associação Mineira de Criadores de Caprinos e Ovinos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O leite de cabra e seus derivados estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, tornando a atividade viável economicamente. Ela pode ser facilmente desempenhada em pequenas propriedades, com investimento inicial baixo e grande potencial de retorno financeiro. As cabras são animais dóceis, fáceis de manejar e muito produtivas, o que torna a atividade muito prazerosa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ÃNGELA MARIA BATISTA MOTE DIAS

19 de jun. de 2015

eu tenho uma criação de cabras e gostaria de saber qual a ração adequada p/ as cabras produzir mais leite e qual as raças q produz mais leite e qual quantidade de crias elas podem ter e outra coisa tenho tido casos de aborto no quarto mês de gestação isso me preocupa muito e as cabras q abortam elas n produz leite nenhum gostaria de saber o motivo e preciso de orientação.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2015

Olá, Ângela!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre a criação de cabras e sua alimentação, clique aqui. Já em relação ao aborto de suas cabras recomendamos que consulte um médico veterinário em sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

erykss

7 de out. de 2013

muito bom tudo q eu precisei está aqui.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de out. de 2013

Olá, Erykss!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jose Soares

12 de set. de 2013

Bom dia! Moro em São José da Varginha -MG tenho um terreno não quero mexer com gado. Gostaria de ter um maior conhecimento sobre cabras de leite e como fazer o manejo. A melhor raça e onde encontra-las. aguardo contato! atenciosamente, Zezinho

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2013

Olá, José Soares!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Danilo da Silva Oyan

4 de jun. de 2013

Tenho uma propriedade de 10 alqueires na cidade de Botucatu e no momento conseguimos manter apenas as despesas do sitio com a criação de gado de corte, penso em iniciar em outra área. Gostaria de saber se participando do curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, vou adquirir um conhecimento minimo necessário para iniciar nesta área e se este curso pelo menos me indicará o caminho correto para fazer todo o planejamento, lembro que irei começar do zero. Também gostaria de saber se vocês sabem de algum laticínio próximo a minha cidade que fazem a coleta deste leite. Att. Danilo Oyan

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jun. de 2013

Olá, Danilo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

camila rodrigues

8 de fev. de 2013

Ótimas explicações! Adorando muito, para as minhas aulas de caprinocultura (:

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de fev. de 2013

Olá, Camila!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do artigo.

Continue acessando nosso site e fique por dentro de novidades em sua área de atuação.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Herson Souza Lima

16 de nov. de 2012

Bastante interessante estas atividade de criação de cabras leiteiras. No entanto eu tenho filhos com intolerância a lactose, e tenho uma cabra (raça sani) que produz leite para eles, ela está lactante a dois anos e não para de dar leite e sem reproduzir, ela diminuiu a produção, gostaria de saber se a necessidade de colocar para criar ou com correção na dieta seria capaz de resolver o volume de leite que ela e capaz de produzir. gostaria de saber que ração seria mais adequada para cabra e onde posso conseguir o produto. atenciosamente aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov. de 2012

Olá Herson,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

Cabras leiteiras, cada vez mais presentes na agropecuária brasileira

É interessante que adiquira o Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

OSWALDO TEIXEIRA

22 de set. de 2012

As informações acima me ajudaram a dar o primeiro passo, mas gostaria de saber mais informações de como fazer para iniciar uma pequena criação, qual a metragem correta a ração adequada o local que devo fazer o dormitório dos animais as vacinas e a raça mais indicada para criação etc. Sou iniciante nesta área e gostaria de expandir o negócio no mercado. um forte abraço a todos.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de set. de 2012

Olá Oswaldo,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Alguns de nossos artigos podem lhe orientar no esclarecimento de suas dúvidas:

Raças de cabras leiteiras determinam a produtividade

Cabras leiteiras, cada vez mais presentes na agropecuária brasileira

Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa

Cabras leiteiras: cabras gestantes

Cabras leiteiras: uso terapêutico do leite

Cabras leiteiras: rotinas de manejo

Cabras leiteiras: ordenha

Desejamos sucesso em seu investimento.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

ronaldo antonio ferreira

3 de set. de 2012

gostaria de conpra trinta cabras da rasa saani de pelomenos tres litro dia quau eo preço de cada e onde poderei conpralas poquer quero ter boas matrizes ob obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de set. de 2012

Olá Ronaldo,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Sua dúvida serviu como base para o desenvolvimento de um de nossos conteúdos:

Saanen, raça de cabra leiteira, com grande lucratividade

Para ler, clique aqui

Desejamos sucesso em seu investimento.

Atenciosamente,

Natália Mayrink De Lazzari

patricio

7 de mai. de 2012

Como adquirir cabra leiteira? Quanto custa? Quantos litros por dia? O leite é vendável? Quanto custa o litro?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jun. de 2012

Boa tarde Senhor Patrício

Antes de qualquer coisa gostaríamos de lhe agradecer pela visita e pelo comentário.

Nos últimos anos há um crescimento significativo do interesse dos criadores na implantação de projetos de caprinocultura leiteira. No Brasil nota-se uma procura por um mercado alternativo que agregue maior valor ao mercado leiteiro.

A espécie caprina é responsável por aproximadamente 2% do suprimento anual de leite do mundo. A contribuição econômica é notória. Nos últimos 15 anos o número de caprinos aumentou quase 50% em todo o mundo. O número de bovinos não mais 9%.

Os caprinos são animais hábeis, com excelente ruminação e mastigação. Hoje o preço pago ao produtor é de aproximadamente R$ 2,20 o litro. Mais de 90% da população de cabras no país está na Região Nordeste, assim sendo a maior compra de matrizes é dessa região.

A criação mínima deve ser de 25 cabras em lactação. Existem cabras a partir de R$ 500,00 e elas têm um filhote a cada 12 meses. O mercado de caprinos tem crescido muito e o criador que investir em bons animais e mantiver um bom manejo da sua criação garantirá boa rentabilidade para seu negócio.

Sugerimos a você um estudo das necessidades do mercado que pretende atingir. E para ajudá-lo nesse investimento o CPT – Centro de Produções Técnicas tem o curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite. Outros semelhantes para orientá-lo são Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução e Curso Industrialização de Leite de Cabra. Sugerimos também os artigos Criação de cabras leiteiras, atividade prazerosa e lucrativa e Na criação de cabras leiteiras qualidade é essencial para aumentar a produtividade.

Desejamos boa sorte em seu investimento e em caso de dúvidas entre em contato conosco.

Atenciosamente

Natália Mayrink De Lazzari

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!