WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Caprinos - hábitos alimentares corretos determinam a produtividade leiteira

A alimentação é um dos pilares no qual tem base a produção leiteira dos caprinos, juntamente com a genética, o conforto e o manejo.

CAPRINOS - HÁBITOS ALIMENTARES

A alimentação é um dos pilares no qual tem base a produção leiteira dos caprinos

O principal aspecto a se destacar, quando se trata dos hábitos alimentares dos caprinos, é a sua capacidade de pastejo, ou seja, a capacidade de esses animais andarem, e muito, em busca de alimentos, consumir grande variedade dos alimentos encontrados, e serem muito seletivos no pastejo, buscando, entre as diversas espécies de vegetais, aquelas que apresentam melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade.

Os caprinos utilizam como alimento qualquer porção das plantas forrageiras, sejam folhas, brotos e ramos, de espécies dos variados portes, sejam herbáceas, arbustivas ou arbóreas. Podem se alimentar também de capins, fenos, silagens, tubérculos e concentrados, ou seja, aceitam uma ampla variedade de vegetais.

“Essa facilidade de adaptação a uma grande variedade de alimentos determina que os caprinos tenham também facilidade em se adaptar às mais diferentes condições edafo-climáticas, podendo ser criados em regiões temperadas, semi-áridas ou superúmidas”, afirma a professora Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, do curso Criação de Cabras Leiteiras – Cria, Recria e Produção de Leite, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Outra característica muito importante sobre os hábitos alimentares dos caprinos é que eles consomem, e até preferem plantas de folhas largas, ou seja, as dicotiledôneas. Apesar dessa preferência, são altamente produtivos também pastejando gramíneas ou outras forrageiras de folhas estreitas, que são as monocotiledôneas.

CAPRINOS - HÁBITOS ALIMENTARES

Os caprinos andam e pastam todo o tempo, buscando as melhores plantas, e suas melhores porções

Os caprinos andam e pastam todo o tempo, buscando as melhores plantas, e suas melhores porções. Os bovinos, ao contrário, são ruminantes que ganham peso de forma significativa por ingerirem um número pequeno de espécies forrageiras, que estejam presentes em maior densidade. Eles alternam períodos de intensa ingestão, quando comem grande quantidade de alimentos, seguidos de outros períodos de descanso, quando ficam em pé, ou deitados, fazendo a ruminação. Essa é uma habilidade importante, que garante maior capacidade de consumir grande variedade de forragens.

Sobre os horários de pastejo, sabe-se que existe grande influência da temperatura e da umidade do ambiente, e, é claro, da qualidade e disponibilidade da forragem. Um estudo sobre o comportamento de pastejo de caprinos (Roda et al. 1995) em pastagem de Coast cross (Cynodon dactylon (L.) Pears ) e de capim pangola (Digitária decumbens, Stent) demonstrou que a frequência de pastejo concentra-se em dois períodos principais durante o dia: entre 7h30 – 11h30 e 14h30 - 17h30.

Onde as temperaturas médias são mais baixas e os invernos mais úmidos, os animais, nessa época, acabam iniciando o pastejo de forma mais efetiva por volta das 9h, quando a pastagem está menos úmida. Em locais com temperaturas médias mais altas, os animais começam a pastar mais cedo.

A alimentação é um dos pilares no qual tem base a produção leiteira dos caprinos, juntamente com a genética, o conforto e o manejo. Entretanto, seu custo e influência na produção são tão elevados que determinam a necessidade de atenção especial.

Isso porque animais bem alimentados expressam efetivamente seu potencial de produção. Ao contrário, mesmo cabras com excelente potencial genético, manejadas em instalações de primeira qualidade, se forem alimentadas inadequadamente, dificilmente serão produtivas.

CAPRINOS - HÁBITOS ALIMENTARES

A alimentação é um dos pilares no qual tem base a produção leiteira dos caprinos, juntamente com a genética, o conforto e o manejo

O fator econômico tem grande peso na determinação da dieta que, por sua vez, influencia de forma muito direta a produção. A escolha criteriosa dos alimentos e sua combinação devem ser levados adiante com toda atenção.

No manejo de cabras para produção leiteira, por exemplo, deve-se partir do pressuposto de que uma cabra adulta tem de permanecer em produção quase que a totalidade do tempo. A nutrição passa a ser o fio condutor desse processo de produção.

As exigências nutricionais de um caprino variam conforme seu estágio de desenvolvimento, o estado fisiológico e o nível de produção pretendido. Especificamente no que diz respeito ao nível de produção pretendido, as cabras apresentam exigências que precisam ser atendidas para que possam expressar o máximo potencial de produção.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Criação de Cabras.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

walmir marins de lima

23 de fev. de 2013

Parabéns pela matéria, sou um funcionário publico da área de segurança publica, e um apaixonado por cabras e ovinos, tenho um sitio de um alqueire de terra e pretendo criar algumas cabras e ovinos nesta terra. se possível gostaria que vocês me enviassem um a revista ou panfletos grátis sobre criação de cabras e ovinos. Matéria abençoada esta fiquem com DEUS e que ele ajudem vocês a prosperarem nesta área. ENDEREÇO: Avenida Alberone Albergaria n°373 centro Tarumirim/MG, cep 35140000

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev. de 2013

Olá, Walmir!

Agradecemos sua visita  e seu comentário em nosso site.

Realizamos seu cadastro para receber gratuitamente em sua casa a Revista Tecnologia e Treinamento.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Maria Aparecida de Oliveira Dantas

9 de fev. de 2013

Quero saber se deixar os bodes comem porcarias como plastico, latas ou é mato?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de fev. de 2013

Olá, Maria Aparecida!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O bode diferente da ovelha não tem um critério alimentar definido. Ele come de tudo que encontra pela frente, como: lixo, pedra, barro, saco plástico, papelão entre outros.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?