WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Cabras - saiba tudo sobre elas e como criá-las

Vencer as adversidades, esse é o lema das cabras. Apesar de sua aparência frágil, docilidade e baixa estatura, este mamífero é um animal muito resistente e se adapta aos mais variados ambientes

criação de cabras

 

Vencer as adversidades, esse é o lema das cabras. Apesar de sua aparência frágil, docilidade e baixa estatura, este mamífero é um animal muito resistente. Um dos primeiros animais domesticados no mundo, a cabra consegue se adaptar aos mais variados ambientes, indo dos mais áridos desertos às regiões com nevasca, o que facilita (e muito) a decisão de criá-las. Entre as características que favorecem a criação de cabras, citam-se:

- Rusticidade

Devido a sua rusticidade, há modelos de criação de cabras para todos os bolsos, variando de empreendimentos altamente tecnológicos até as pequenas criações de subsistência familiar.

- Formas de criação

Podem ser criadas em três sistemas: extensivo, semi-intensivo e intensivo. No extensivo, os animais ficam soltos no pasto. No semi-intensivo, parte do dia, a criação pasta e depois recebe suplementação de volumoso e concentrado no cocho. Já no intensivo, os caprinos são mantidos confinados e toda a alimentação é fornecida no cocho.

- Estrutura

Percebe-se que não há necessidade de grandes estruturas para a sua criação. Desta forma, o pequeno produtor, por exemplo, pode aproveitar restos de obras finalizadas para construir o capril. É importante, porém, que a estrutura tenha boas condições para abrigar os animais, oferecendo segurança e proteção contra ventos e chuvas, e adaptações com divisão de baias para acomodar as cabras, de acordo com a fase de desenvolvimento.

- Manejo

A criação de cabras não exige muitos cuidados e tão pouco mão de obra especializada para o seu manejo. Recomenda-se, porém, manter o capril sempre limpo a fim de conservar a saúde das cabras.

- Doenças

Por não adoecer facilmente, as cabras não demandam de cuidados veterinários. É preciso, apenas, vermifugação e exame de fezes de tempos em tempos devido às pastagens.

- Alimentação

As cabras são herbívoras e ruminantes. Apreciam comer plantas arbustivas de folhas largas e forrageiras, como amoreira, rami e feijão-guandu, assim como gramíneas, capins, silagem de milho e feno de leguminosas. As forrageiras são essenciais para a digestão dos caprinos e os grãos são usados como complemento nutricional para favorecer a alta produção.

- Produtividade

As cabras são boas produtoras de carne e leite, além de permitir a comercialização de matrizes e reprodutores para o comércio de criações de baixo custo. Para se ter ideia, em um período médio de nove meses de lactação, as raças leiteiras conseguem fornecer diariamente de dois a cinco quilos de leite.

- Aspectos físicos

Quando adulta, a cabra tem peso que varia de 45 a 70 quilos.

- Vantagens comerciais

Financeiramente, o retorno do capital investido na criação é mais rápido na caprinocultura voltada para a produção de leite. Como se sabe, o leite de cabra no varejo alcança preços superiores aos de vaca, por conter mais vitaminas A, B12, C e D. Além disso, o leite de cabra é muito digestível e indicado para os alérgicos à caseína.

- Aptidão

Para a produção de leite, indica-se a raças Saanen, Alpina e Toggenburg, de origem europeia. Para a produção de leite e de carne, indica-se as raças inglesa Anglo-nubiana, Mambrina, Jamnapari e Bhuj, da Ásia. Para a produção de carne, destaca-se a boer, da África do Sul.

- Reprodução

Apesar de as cabras leiteiras, de origem europeia, poderem procriar a partir dos quatro meses, o cruzamento não é indicado devido ao fato de esses animais ainda não contarem com um desenvolvimento adequado. Sendo assim, para que isto não aconteça, desde os três primeiros meses de vida é necessário que se crie os caprinos separados por sexo, evitando coberturas precoces.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!