WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cabras - saiba tudo sobre elas e como criá-las

Vencer as adversidades, esse é o lema das cabras. Apesar de sua aparência frágil, docilidade e baixa estatura, este mamífero é um animal muito resistente e se adapta aos mais variados ambientes

criação de cabras

 

Vencer as adversidades, esse é o lema das cabras. Apesar de sua aparência frágil, docilidade e baixa estatura, este mamífero é um animal muito resistente. Um dos primeiros animais domesticados no mundo, a cabra consegue se adaptar aos mais variados ambientes, indo dos mais áridos desertos às regiões com nevasca, o que facilita (e muito) a decisão de criá-las. Entre as características que favorecem a criação de cabras, citam-se:

- Rusticidade

Devido a sua rusticidade, há modelos de criação de cabras para todos os bolsos, variando de empreendimentos altamente tecnológicos até as pequenas criações de subsistência familiar.

- Formas de criação

Podem ser criadas em três sistemas: extensivo, semi-intensivo e intensivo. No extensivo, os animais ficam soltos no pasto. No semi-intensivo, parte do dia, a criação pasta e depois recebe suplementação de volumoso e concentrado no cocho. Já no intensivo, os caprinos são mantidos confinados e toda a alimentação é fornecida no cocho.

- Estrutura

Percebe-se que não há necessidade de grandes estruturas para a sua criação. Desta forma, o pequeno produtor, por exemplo, pode aproveitar restos de obras finalizadas para construir o capril. É importante, porém, que a estrutura tenha boas condições para abrigar os animais, oferecendo segurança e proteção contra ventos e chuvas, e adaptações com divisão de baias para acomodar as cabras, de acordo com a fase de desenvolvimento.

- Manejo

A criação de cabras não exige muitos cuidados e tão pouco mão de obra especializada para o seu manejo. Recomenda-se, porém, manter o capril sempre limpo a fim de conservar a saúde das cabras.

- Doenças

Por não adoecer facilmente, as cabras não demandam de cuidados veterinários. É preciso, apenas, vermifugação e exame de fezes de tempos em tempos devido às pastagens.

- Alimentação

As cabras são herbívoras e ruminantes. Apreciam comer plantas arbustivas de folhas largas e forrageiras, como amoreira, rami e feijão-guandu, assim como gramíneas, capins, silagem de milho e feno de leguminosas. As forrageiras são essenciais para a digestão dos caprinos e os grãos são usados como complemento nutricional para favorecer a alta produção.

- Produtividade

As cabras são boas produtoras de carne e leite, além de permitir a comercialização de matrizes e reprodutores para o comércio de criações de baixo custo. Para se ter ideia, em um período médio de nove meses de lactação, as raças leiteiras conseguem fornecer diariamente de dois a cinco quilos de leite.

- Aspectos físicos

Quando adulta, a cabra tem peso que varia de 45 a 70 quilos.

- Vantagens comerciais

Financeiramente, o retorno do capital investido na criação é mais rápido na caprinocultura voltada para a produção de leite. Como se sabe, o leite de cabra no varejo alcança preços superiores aos de vaca, por conter mais vitaminas A, B12, C e D. Além disso, o leite de cabra é muito digestível e indicado para os alérgicos à caseína.

- Aptidão

Para a produção de leite, indica-se a raças Saanen, Alpina e Toggenburg, de origem europeia. Para a produção de leite e de carne, indica-se as raças inglesa Anglo-nubiana, Mambrina, Jamnapari e Bhuj, da Ásia. Para a produção de carne, destaca-se a boer, da África do Sul.

- Reprodução

Apesar de as cabras leiteiras, de origem europeia, poderem procriar a partir dos quatro meses, o cruzamento não é indicado devido ao fato de esses animais ainda não contarem com um desenvolvimento adequado. Sendo assim, para que isto não aconteça, desde os três primeiros meses de vida é necessário que se crie os caprinos separados por sexo, evitando coberturas precoces.


Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fernando José

17 de jun. de 2023

Tenho problema com meus cabritos morrem de repente não sei o que está passando

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2023

Olá, Fernando José! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Carlos alberto

5 de abr. de 2021

Estudo possibilidade de criar cabras pra produção de leite e queijo.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2021

Olá, Carlos 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?