WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abatedouro de caprinos - um empreendimento com futuro promissor

A instalação de pequenos abatedouros se apresenta como excelente alternativa, já que o comércio de caprinos está se potencializando

abatedouro de caprinos

Na região Nordeste, a comercialização da carne de cabrito e o consumo são tradicionais, e a demanda pelo produto tem se mantido alta

O consumo de carnes é bastante influenciado por fatores sociais, culturais e econômicos. Ao longo dos tempos, o que se tem observado é que a demanda pelos diversos tipos de carnes tem sido mais fortemente influenciada, principalmente pelos preços relativos e pelos rendimentos aos consumidores.

Para fazer frente a um mercado competitivo, é necessário que a carne caprina apresente parâmetros de qualidade desejáveis, tanto quantitativos quanto qualitativos, e que ainda possa ser bem aproveitada, tanto através de cortes diferenciados como em relação às formas de processamento, que possam valorizá-la ainda mais (agregação de valor ao produto), o que contribuirá, também, para diversificação da indústria regional de derivados de carnes.

“A carne e sua utilização representam, em muitos casos, não só o consumo de um dos alimentos mais ricos e completos, mas também uma alternativa de incremento para a renda familiar”, afirma a professora Cristiane Leal Santos, do curso Abate de Caprinos e Processamento da Carne, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Pode-se dizer que o mercado da carne caprina é muito pouco explorado na maioria das criações do sul e sudeste, onde se concentram mais os rebanhos leiteiros. Os machos são abatidos logo após o nascimento, a despeito da possibilidade de engorda desses animais, justamente pela falta de um mercado que valorize o produto, que, por sua vez, não existe por falta de abatedouros que se proponham a fazer a distribuição.

abatedouro de caprinos

As mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros tendem a abrir espaço aos produtos da caprinocultura de corte, que são carnes com baixos teores de gordura

Por outro lado, na região Nordeste, a comercialização da carne de cabrito e o consumo são tradicionais, e a demanda pelo produto tem se mantido alta. No Sudeste, o consumo, além de pequeno, é estacional, ou seja, devido aos hábitos alimentares e a falta de divulgação e oferta de carne, o consumo acaba se restringindo a datas festivas, principalmente no Natal, Ano Novo e na Páscoa.

As mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros, cada vez mais procurando por uma alimentação mais pura e saudável, tendem a abrir espaço aos produtos da caprinocultura de corte, que são carnes com baixos teores de gordura. Além disso, há também uma tendência de os consumidores buscarem produtos diferenciados, que permitam o preparo de pratos menos conhecidos, e mais agradáveis.

A carne de caprinos apresenta exatamente estas características: é um produto muito saudável, com baixo teor de gordura, e um sabor diferenciado, excelente para a culinária. Outra grande vantagem é o preço, que, apesar de ser muito variável, nas regiões onde a cadeia produtiva está estabelecida, é inferior ao da carne bovina.

Estudos recentes apontam um crescimento significativo do rebanho e isto é uma boa indicação de que a cadeia produtiva da caprinocultura está se organizando mais e mais, tornando viável a rentabilidade de empreendimentos que se proponham a explorar esta criação. Particularmente, a instalação de pequenos abatedouros se apresenta como excelente alternativa, nessa fase em que o comércio de caprinos está se potencializando.

Sendo assim, a implantação de um abatedouro pode ser vantajosa, principalmente pela possibilidade de utilização para outras espécies animais, como, por exemplo, ovinos, os quais podem ser abatidos nesse tipo de frigorífico, sem nenhum tipo de adaptação nas instalações, usando-se técnicas bastante semelhantes. É bom ressaltar que a carne de ovinos também tem tido uma procura crescente, ainda irregular, mas com bom potencial de crescimento.

Outra categoria animal que pode ser sacrificada em pequenos abatedouros são os animais silvestres, criados em cativeiro para fins comerciais. Tanto espécies nativas como capivaras, catetos, queixadas e emas, e, ainda, espécies exóticas como os javalis e o avestruz podem ser incluídos na lista de produtos que podem ser processados num estabelecimento como este, mediante pequenas adaptações estruturais.

 

abatedouro de caprinos
A cadeia produtiva da caprinocultura está se organizando tornando viável a rentabilidade de empreendimentos

É importante esclarecer que ao instalar um abatedouro de qualquer porte, o empreendedor deve consultar o serviço de vigilância sanitária de sua cidade, e, conforme o seu projeto de comercialização e capacidade de investimento, estabelecer que tipo de inspeção será usado.

Os principais pontos visados pela legislação são:
1. adequação das instalações à higiene;
2. cuidados nos processos para se evitar contaminação;
3. cuidados com higiene de mão-de-obra e equipamentos;
4. atenção aos prazos de processamento;
5. atenção às temperaturas adequadas de resfriamento no processamento;
6. atenção às temperaturas adequadas na comercialização; e
7. qualidade da água usada no abatedouro.

Instalações


O abatedouro deve ser instalado em áreas não habitadas, distantes do perímetro urbano. É possível que, eventualmente, ocorram odores, como por exemplo de esterco nas baias de alojamento dos animais. Precisa, também, de facilidade de acesso, para veículos leves e caminhões, inclusive em época de chuva, tanto para o transporte da matéria-prima como para o produto pronto para a comercialização. Além disso, o local deve ser servido de energia elétrica, com potência suficiente para atender à demanda elétrica que será calculada em função das dimensões das instalações. Também é indispensável o abastecimento com água tratada.

Limpeza


A limpeza das instalações é feita, também, utilizando vapor e água quente. Por isto torna-se importante a instalação de uma caldeira, dependendo do porte do abatedouro, além de misturadores de água e vapor. Também são indispensáveis equipamentos utilizados na higiene: esterilizadores de facas, esterilizadores de serras e lavatórios individuais de mãos.

Abate humanitário


O abate humanitário, na verdade, engloba não só a etapa de abate propriamente dita, mas também as etapas de pré-abate, como transporte dos animais, dos métodos de captura e contenção (especialmente no caso de aves), o abrigo nos currais de espera, a condução dos animais pelo abatedouro, operações de atordoamento e, finalmente, a sangria dos animais. O abate humanitário tem por objetivo fazer com que, em todas estas etapas, os animais sofram o menos possível e que sejam bem tratados ao longo dos períodos que antecedem sua morte.

Qualidade


Para poder oferecer um produto de qualidade, o abatedouro de caprinos precisa de animais com certas características que atendam às demandas de mercado. O produto final da caprinocultura de corte, e que o frigorífico deve fazer todo esforço para obter, é um animal o mais jovem possível, pesando entre 18 e 20 kg, com uma boa carcaça, com idade variando entre três a quatro meses de idade. Animais com essas características, após o abate, deverão fornecer carcaças com alto rendimento, ou seja, maior proporção de carne em relação aos ossos e outras porções descartadas. Que tenham carne saborosa e macia, por causa da pouca idade do animal.

abatedouro de caprinos

A implantação de um abatedouro pode ser vantajosa, principalmente pela possibilidade de utilização para outras espécies animais

Avaliação da carcaça


Uma boa referência para o mercado de carnes de caprinos é o mercado de carne bovina, onde a classificação das carcaças, e o pagamento diferenciado por qualidade já é uma realidade no Brasil. Há uma preocupação com a idade do animal: quanto mais novo, melhor a carne. Também é avaliado o rendimento de carcaça, ou seja, a proporção entre o peso da carcaça limpa e o peso do animal vivo. Importam, ainda, a conformação da carcaça e o grau de cobertura de gordura, chamado de acabamento. O somatório dessas avaliações compõe o Sistema Brasileiro de Tipificação de Carcaças, que define, inclusive, a remuneração ao produtor, pela qualidade dos bovinos que comercializa. Essa também deve ser uma tendência do mercado de carnes de caprinos, para que alcance maior presença entre os consumidores.

Processamento da carne


Práticas simples de tecnologia revelam ao produtor como manipular sua matéria prima, gerando produtos mais nobres e refinados, de grande aceitação pelos consumidores, e a um preço mais estimulante para o produtor. A produção de embutidos, então, é uma boa opção para aqueles que produzem alimentos básicos, minimizando perdas e riscos. O sistema é simples e não depende de elevado investimento em equipamentos. É também uma excelente alternativa para complementar a renda do produtor rural ou para aumentar o mix de produtos de um abatedouro/frigorífico.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Criação de Cabras.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sandy Martins Freitas

2 de set de 2019

Legal

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2019

Olá Sandy Martins Freitas,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Igor Silva de Freitas Tiago Vilaça

5 de fev de 2019

Gostaria de saber sobre abatedor de ovino, pois já fui na Adab e os mesmo informaram que só libera para 100 animais dias. Sou pequeno e a média seria de 40 semanais. Vocês poderiam me orientar. grato

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de fev de 2019

Olá Igor,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Possuimos o Curso Montagem de Pequeno Abatedouro e Cortes Comerciais de Ovinos, nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

João Bosco de Sales

3 de jun de 2018

Muito importante esse trabalho; gostaria de ser incluído rol daqueles que receberão essas matérias. De

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Bom dia João,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

JOÃO BATISTA TEIXEIRA DANTAS

3 de jun de 2018

Estou assumindo a gerência de uma fazenda no RN com um projeto pra 8.000 ouvimos e Caprinos, já estamos com 4.000. Teremos abatedor e unidade de beneficiamento na fazenda. Já estamos com trabalho bem adiantado com a raça Soinga (ovino do semi árido) e cruzamento do Boer com nativas.

JOÃO BATISTA TEIXEIRA DANTAS

2 de jun de 2018

Onde existe abatedores e processadora em funcionamento no Nordeste?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Bom dia João,

Sugiro que pesquise em um mecanismo de busca como o Google para saber onde encontrar na sua região.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rodrigo Nascimento Oliveira

25 de mar de 2018

Olá! Estou iniciando um complexo de ações produtivas que vão desde a produção de caprinos de corte, á construção de um abatedouro certificado no cif. Gostaria de ter meu email cadastrado para receber mais dicas sobre o assunto! E.. vos parabenizo pelo excelente trabalho!

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mar de 2018

Olá Rodrigo,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. E, para mais informações cadastramos seu e-mail como solicitado.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Joseani Leal

12 de mar de 2018

Boa noite! Gostaria de mais informações sobre a implantação de abatedouros de caprinos

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de mar de 2018

Olá Joseani,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Nelson Ramos

1 de out de 2017

Achei muito interessnte a matéria e gostaria de receber mais informações sobre a criação para o abate.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2017

Olá, Nelson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Paulo senna

22 de ago de 2017

como produtor gostaria de saber locais que poderia vender os meus bodes

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de ago de 2017

Olá, Paulo.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você deverá fazer uma pesquisa de mercado em sua região, a fim de mapear os possíveis compradores.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Wilson Lopes

25 de jul de 2017

Solicito informações técnicas para abrir um frigorífico.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul de 2017

Olá, Wilson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. No nosso Curso Abate de Caprino e Processamento de Carne você encontra as informações necessárias. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!