WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai colher o capim BRS Capiaçu? Já verificou o ponto de maturidade?

O momento ideal para a colheita do é essencial para garantir tanto a produtividade por hectare quanto a qualidade nutricional do material

 


A maturidade do capim BRS Capiaçu é um fator fundamental a ser considerado na hora da colheita, principalmente devido à sua relação direta com a produtividade por hectare e a qualidade nutricional, que impactam diretamente na conversão de nutrientes em leite ou carne pelos animais. A compreensão do momento ideal para a colheita do é essencial para garantir tanto a produtividade por hectare quanto a qualidade nutricional do material, especialmente em termos de sua digestibilidade.

"O ponto de maturidade do capim BRS Capiaçu está intrinsecamente ligado à sua utilidade final, seja para a produção de leite ou carne. O objetivo é maximizar a conversão de nutrientes em produtos finais de alta qualidade", explica Gustavo Salvati, professor do Curso CPT Plantio e Produção de Silagem de Capim BRS Capiaçu.

Vai colher o capim BRS Capiaçu? Já verificou o ponto de maturidade?


Colheita de capim para uso como capineira


Seja por meio da colheita manual diária ou utilizando uma colhedora acoplada ao trator, é possível colher o capim para uso como capineira. A escolha entre essas opções pode depender da disponibilidade de equipamentos e da escala de produção.

- Altura recomendada para colheita
Ao realizar a colheita para capineira, é recomendado cortar o capim em torno de 2 m de altura. Essa altura proporciona uma produtividade satisfatória e uma qualidade nutricional relevante para o uso na alimentação animal.

- Composição nutricional
A capineira colhida a essa altura apresenta, em média, 12 a 13% de proteína bruta e 55% de fibra de FDN (Fibra Detergente Neutra), sendo esta de alta digestibilidade. A fibra de FDN constitui a parede celular da planta, composta por celulose, hemicelulose e lignina. Nesse ponto de colheita, ocorre a maior digestibilidade desses componentes, o que favorece a utilização pelo animal.

- Teor de matéria seca
A capineira colhida apresenta um teor de matéria seca em torno de 12 a 14%. Embora esse valor possa parecer baixo, a prática de cortar diariamente compensa essa questão, garantindo a oferta de alimento fresco e de qualidade aos animais.


Mas isso ainda não é tudo. Para um manejo de qualidade é necessário conhecimento. Desta forma, se você quer garantir alta produtividade, qualidade nutricional, resistência e versatilidade na alimentação do seu rebanho com o plantio, a produção e o fornecimento do Capim BRS Capiaçu, capacitação profissional é fundamental, e o Curso CPT Plantio e Produção de Silagem de Capim BRS Capiaçu torna-se o seu mais forte aliado nesta investida. Capacite-se!


Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?