WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quando e por que eu devo suplementar meu gado?

Animal bem suplementado pode ganhar de 500 g/cb/dia (suplementação mineral), até 1.500 g/cb/dia (com concentrados, comercialmente chamados de rações)

Quando e por que eu devo suplementar meu gado?   Artigos Cursos CPT

 

O produtor brasileiro está evoluindo as formas de manejar a alimentação de seus animais, porém ainda existe uma grande quantidade de pessoas que prefere a maneira que era “feita por meu pai, que aprendeu com meu avô”.

“O pensamento comum de se utilizar suplementação ocorre quando o volumoso está em falta. Dessa forma, o desafio do pecuarista é fazer com que os animais deixem de perder peso nesse período e comecem a manter ou até mesmo ganhar uma pequena quantidade de massa”, afirma Jorge Prado Borges Neto, professor do Curso a Distância CPT Fabricação de Ração na Fazenda.

Porém, essa evolução só começa quando nos baseamos no raciocínio de nossos ancestrais, juntamente com os benefícios proporcionados por estudos científicos. Hoje, é comprovado que a suplementação torna-se obrigatória principalmente quando se tem alimento em abundância, ou seja, durante a época das chuvas, quando o capim está verde, vigoroso e com folhas disponíveis.

Animais que se alimentam com um pasto de boa qualidade podem ganhar cerca de 400 g/cabeça/dia. Em contrapartida, um animal bem suplementado pode ganhar de 500 g/cb/dia (suplementação mineral), até 1.500 g/cb/dia (com concentrados, comercialmente chamados de rações). Tais ganhos não podem ser esperados caso o manejo seja impróprio, se os devidos cuidados sanitários não estiverem em dia e, principalmente, se não existir disponibilidade de água limpa e de fácil acesso.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Milho: alimento energético mais utilizado em rações de gado

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!