
Segundo Juliano Ricardo Resende, especialista em bovinocultura leiteira e professor do Curso CPT Produção e Utilização de Silagem, o inoculante para ensilagem é um aditivo, constituído de bactérias, como lactobacillus plantarum. Quando adicionado na forragem picada, esse microrganismo benéfico acelera e melhora a fermentação, o que reduz significativamente as perdas e conserva as propriedades nutritivas da silagem.
Principais benefícios
Além de reduzir as perdas de nutrientes da forragem, o inoculante reduz os custos do produtor rural e aumenta em 15% a taxa de recuperação da silagem. Na verdade, são inúmeras as vantagens do inoculante, dentre elas, diminui as perdas de proteínas e energia das forragens, além de melhorar a digestibilidade das fibras e a conversão alimentar. Sem falar que o inoculante uso do reduz a formação de ácidos e gases nocivos no organismo dos animais.
Fora que melhora a cor e o odor da silagem, o que estimula o apetite do animal e o faz aceitar melhor o alimento. Além disso, o inoculante reduz rapidamente o pH da forragem, o que faz acelerar a fermentação. Dessa forma, aproveita-se melhor a matéria seca. Fora que o produto aumenta a estabilidade aeróbica da silagem após a abertura do silo, o que evita o desenvolvimento de fungos e leveduras prejudiciais à fermentação.
Como utilizar
Antes de tudo, é importante fazer a pré-diluição do inoculante em água limpa (de 5 a 10 litros). Em seguida, deve-se adicionar mais água até completar 100 litros. Em geral, a aplicação do inoculante para ensilagem é realizada com pulverizadores acoplados em máquinas agrícolas para otimizar o processo e tornar a aplicação mais homogênea.
O procedimento deve ser realizado ao iniciar a fermentação da silagem. Em média, são aplicados 2 litros da mistura por tonelada de silagem. Para melhores resultados, devem ser aplicados mais de 106 ufc (unidade formadora de colônia) de inoculante por grama de forragem fresca.
Principais cuidados
Como o inoculante é um produto à base de microrganismos vivos, o seu armazenamento deve ser adequado. Caso contrário, a vida útil e a eficácia do produto são seriamente comprometidas. Outro importante cuidado a ser tomado é quanto ao prazo de validade do inoculante antes da aplicação. Se estiver vencido, o produto deve ser descartado. Além disso, é preciso verificar a concentração das células bacterianas presentes no inoculante.
Da mesma forma, o produtor deve dar preferência ao uso de inoculantes constituídos de bactérias, que produzem ácido láctico. Elas também devem apresentar atividade fungistática, em especial quando a silagem apresenta elevado teor de matéria seca, o que poderia impactar na compactação da silagem. Vale lembrar que as bactérias do inoculante devem estar adaptadas às condições normais de pH, umidade e temperatura da silagem.
Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:
Produção e Utilização de Silagem
Fabricação de Ração na Fazenda
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.