WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de feno: tipos de forrageiras e cuidados

Os pecuaristas ptoduzem feno com diversos tipos de forrageiras - como alfafa, azevém, aveia, cevada, coast cross e tífton

Produção de feno: tipos de forrageiras e cuidados   Artigo CPT

“O feno é um alimento de alta qualidade, próprio para a alimentação de animais — como ovinos, caprinos, equinos e bovinos, para suprir o déficit de alimentos volumosos na estação seca ou nos períodos de baixo crescimento das pastagens”, afirma o professor Juliano Resende, do Curso CPT de Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização. 


Tipos de forrageira


Em nosso país, os pecuaristas produzem feno com diversos tipos de forrageiras — como alfafa, azevém, aveia, cevada, coast cross e tífton, e até mesmo restos culturais. Entretanto, para alcançar bom padrão de qualidade, o produtor deve seguir alguns cuidados essenciais na produção e no armazenamento do feno. Caso contrário, ele pode perder o seu valor nutricional, tão importante à dieta dos animais.


Versatilidade e nutrição


Segundo Alexandre Turquino, engenheiro-agrônomo e produtor de feno no Paraná, a fenação é a principal fonte de renda da propriedade, com faturamento de R$500 mil por ano. O preço do fardo de 10 quilos chega a R$ 5,00. Além de ser valorizado no mercado, o feno é um alimento versátil e muito nutritivo — quando feito com coast cross, ele apresenta alta produção de matéria seca e grande valor nutritivo.


Conservação dos volumosos


Trata-se de uma maneira alternativa de conservar volumosos. Entretanto, eles sofrem variação de acordo com o tipo de forrageira a ser enfardada. Alguns produtores preferem enfardar aveia, pois é um excelente alimento para vacas-leiteiras. Além de ser excelente fonte de fibras, esse cereal é rico em proteínas. Mas também podem ser utilizados restos culturais, como resíduos de cevada.


Teor de umidade


A produção de feno ou fenação chega ao auge, em fevereiro e março, meses em que as forrageiras apresentam mais folhas. Já no período de inverno, o volume de folhas é reduzido pela metade. Em contrapartida, como no frio a umidade relativa do ar é baixa, a desidratação da forrageira ocorre com maior rapidez, o que é bastante vantajoso, pois o enfardamento do feno deve ser realizado com teor de umidade abaixo de 20%.


Corte da forrageira

Em relação ao ponto de corte da forrageira para fenação, este varia conforme a cultura. No caso da gramínea coast cross, ela deve ser colheita 60 dias após o plantio. Sua secagem ocorre em até quatro dias. O mais recomendado é ceifar o feno no dia anterior ao enfardamento. O processo de desidratação e conservação de nutrientes pode ser acelerado revirando as folhas picadas inúmeras vezes por dia.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Como escolher forrageira para a produção de feno?

 

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcio Teodoro de Oliveira

20 de mai. de 2022

Uso uma fórmula de saia junto com animoacido e um enraizador que ajuda muito nessa época fria.

Moacir Barbosa

15 de ago. de 2021

Bom dia preciso de mais informações

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de ago. de 2021

Olá, Moacir! Como vai?

                   

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Ficamos felizes com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para ajudar você nessa questão.

Atenciosamente,

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!