WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Preparando a ração na fazenda

A alimentação é responsável por cerca de 40% ou mais dos custos de produção de leite

Ração na fazenda

Uma alimentação adequada para o rebanho de leite significa oferecer quantidades suficientes de proteína, energia, minerais e vitaminas para atender às necessidades de mantença e produção. Esses nutrientes são fornecidos basicamente pelo volumoso (pasto, silagem, capineira, cana de açúcar) para até um determinado nível de produção. De uma maneira geral, os nossos volumosos, dependendo da espécie da forrageira e do seu manejo, contém nutrientes suficientes para uma produção de até 10 Kg de leite/dia. Acima desse nível, os nutrientes são fornecidos através da suplementação com uma mistura de concentrados, geralmente, denominada ração.

A alimentação é responsável por cerca de 30 a 50% ou mais dos custos de produção de leite, sendo que metade ou mais é devido à ração. Por isso, se queremos diminuir os custos de produção, nós temos que diminuir, o máximo possível, o uso da ração e utilizá-la de uma maneira o mais eficiente possível. Para isso, existem dois passos a serem seguidos: o primeiro, e o principal, é melhorar a qualidade do volumoso, pois quanto melhor o volumoso menor a quantidade de ração suplementar. O segundo passo é diminuir o custo da ração e uma das maneiras de se fazer isso é preparar a ração na própria propriedade.

Os volumosos, dependendo da espécie da forrageira e do seu manejo, contém nutrientes suficientes para uma produção de até 10 Kg de leite/dia..

Decisão de se preparar ou não a ração na propriedade deve ser com base principalmente em:

1 - Assistência de um técnico especializado que deve propor a fórmula da ração com base nos preços dos ingredientes e no manejo alimentar da propriedade.
2 - Disponibilidade e preço dos ingredientes.
3 - Infra-estrutura mínima para homogenização da mistura.

Para a formulação da ração, além do manejo alimentar do gado da propriedade, é necessário que se saiba:

a - necessidades nutricionais dos animais;

b - composição química dos ingredientes utilizados no preparo da ração.

O CPT - Centro de Produções Técnicas acaba de produzir um curso, constituído de livro interativo com filmes que mostram a prática, intitulado "Como Produzir Ração na Fazenda", sob a coordenação técnica do professor Jorge Borges, que mostra em detalhes todos os passos para esta produção.

Com relação à infra-estrutura para homogenização da mistura, o ideal é ter um misturador próprio para isso; a sua aquisição vai depender da quantidade de ração a ser produzida.

Em suma, o preparo da ração na propriedade é viável, tudo vai depender das características de cada propriedade.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Silvestre Soares de Paiva

26 de jun de 2019

Olá, bom dia Meu nome é Silvestre Soares de Paiva, moro em Manaus. Tenho uma pequena criação de porcos e galinhas caipira, tenho interesse em saber como fazer a ração de açai em pequena escala, já tenho duas forrageira uma pequena, outra media, um misturador com capacidade para 500 kg e o caroço de acai sem custos.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jun de 2019

Olá Silvestre Soares de Paiva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Gostaria muito de poder auxiliá-lo na produção de ração com sementes de açaí, porém, não possuo conhecimento sobre a utilização de tal produto.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!