O método de pastoreio de lotação rotacionada é uma forma de manejar a pastagem e visa garantir que não ocorram subpastejo ou superpastejo. Por preconizar esse cuidado com o controle só pastejo e sendo implementado adequadamente, garante maior desempenho aos animais, que passam a consumir somente forragem de boa qualidade. Propicia ainda aumento da taxa de lotação, mesmo em pastagens que já tenham uma boa qualidade.
“O método baseia-se no ajuste da taxa de lotação e na divisão da pastagem em um número variável de piquetes, os quais, algumas vezes, podem ser subdivididos com cercas móveis”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte, em Livro+DVD e Curso Online.
Os animais permanecem por períodos que podem variar ao longo do ano em cada piquete, havendo, também, eventuais ajustes, tanto na área em pastejo com o uso de cercas móveis como no número de animais alojados em um piquete.
Essas alterações no tamanho do piquete, por meio de subdivisão, no período de ocupação dos piquetes e no número de animais em pastejo, são usadas para garantir adequação da pressão de pastejo e oferta de forragens de qualidade, ou seja, da taxa de lotação à capacidade suporte da pastagem. São utilizadas, para isso, tecnologias não muito complexas na sua implementação, mas tem por base um processo de busca e aplicação de informações mais aprofundadas, sobre a área em pastejo, nas decisões de manejo.
Passa a ser de grande importância o conhecimento das seguintes variáveis: ciclo de pastejo, período de ocupação, de permanência, período de descanso, altura do relvado no pré e no pós-pastejo, a estrutura do relvado e a capacidade de suporte da pastagem. Dados coletados sobre essas variáveis são comparados a parâmetros pré-estabelecidos para direcionamento do manejo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Pastejo contínuo x pastejo rotacionado: qual o melhor?
- Você sabe o que é superpastejo e subpastejo?
- Forrageira perfeita: mito ou realidade?
- Divisão de piquetes: saiba mais sobre a cerca elétrica móvel
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.