WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pastoreio alternado e pastoreio de lotação rotacionada: qual a diferença?

O pastoreio contínuo é conduzido em uma única pastagem. Se dividida em dois piquetes, pastejados em rodízio, trata-se do pastoreio alternado. Em três ou mais, temos aí a lotação rotacionada

Pastoreio alternado e pastoreio de lotação rotacionada: qual a diferença?   Artigos Cursos CPT

 

O método de pastoreio contínuo é conduzido em uma única pastagem. Se essa pastagem é dividida em dois piquetes que serão pastejados em rodízio pelos animais, identificamos o método de pastoreio alternado. Caso a divisão seja feita em três ou mais piquetes, também para serem ocupadas em rodízio pelos animais, temos aí o método de pastoreio de lotação rotacionada.

“Esse método é tido como o mais avançado dos três e se aplica a situações nas quais tanto o nível de intensificação como a taxa de lotação são mais altos”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens, em Livro+DVD e Curso Online.

Como um avanço em relação ao pastoreio alternado, a lotação rotacionada surge da necessidade de mediar os interesses da forrageira (em relação ao seu crescimento) e dos animais (em relação à qualidade nutricional e ao consumo de forragem). A divisão da pastagem em piquetes vai permitir melhor controle da pastagem e maior intensificação na produção.

Sabemos que o pastoreio contínuo é usado em sistemas de manejo de baixa intensificação com taxas de lotação que podem alcançar entre 0,5 e 1,0 UA/ha.média.ano. Sabemos, também, que o pastoreio alternado com níveis de intensificação médios, alcança taxas de lotação entre 1 e 2 UA/ha. Quando a pastagem for explorada em níveis de intensificação altos e muito altos e as taxas de lotação forem altas (de 2 a 5 UA/ha.média.ano) a muito altas (acima de 5 UA/ ha.média. ano) o método de pastoreio do tipo lotação rotacionada é que deve ser adotado.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!