WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Pastejo rotacionado: cerca elétrica ou convencional?

A importância das cercas nas propriedades rurais é indiscutível. São utilizadas em diferentes situações, visando, principalmente, maior eficiência e lucratividade

Pastejo rotacionado: cerca elétrica ou convencional?   Artigos Cursos CPT

 

A cerca elétrica consiste de um sistema bastante simples, em que o principal componente, o eletrificador, converte a energia recebida em pulsos elétricos de pequena duração, baixa corrente e alta voltagem. Quando um animal entra em contato com a cerca, a corrente elétrica fluirá da cerca para o solo, durante o pulso, passando pelo corpo do animal, causando-lhe a sensação de uma forte agulhada.

"O choque não causa dor, nem prejudica o estado físico e químico dos animais. Assim, a cerca elétrica atua apenas como barreira psicológica, de efeito moral sobre os animais, ao contrário das cercas convencionais que atuam como barreira física", afirma Bianca Helena Passareti Junqueira Franco Almeida, professora do Curso a Distância CPT Pastejo Rotacionado, em Livro+DVD e Curso Online. A cerca elétrica pode ser utilizada para conter diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, e outros.

A criação extensiva de animais, principalmente de bovinos, exige que o agricultor implante cercas na propriedade para conter os animais em áreas específicas. As cercas convencionais, até agora, representam a principal opção para o agricultor delimitar tais áreas. Atualmente, é notável o número crescente de produtores rurais que estão descobrindo o grande potencial que têm as cercas elétricas em cumprir esta tarefa.

A importância das cercas nas propriedades rurais é indiscutível. Elas são utilizadas principalmente nas divisas da propriedade; na delimitação de áreas cultivadas e nas divisórias dos pastos em áreas menores, visando a um melhor aproveitamento da pastagem, para se obter maior eficiência e lucratividade.

As cercas convencionais, que são aquelas construídas utilizando-se moirões de madeira e arame liso ou farpado, são estruturas que constituem verdadeiras barreiras físicas para a contenção dos animais. Por isso, a sua construção exige mão de obra maior, além de apresentar custo relativamente elevado de construção e manutenção.

Por outro lado, a cerca elétrica representa uma excelente opção para delimitar áreas destinadas à produção agropecuária, pois, são estruturas muito simples, versáteis, de fácil construção e baixo custo. Estes são os fatores que têm levado a sua ampla difusão em outros Países do mundo, como França, Estados Unidos e Nova Zelândia.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagem e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!