WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O segredo da rentabilidade em confinamentos de gado? SILAGEM

Produzir silagens com eficiência é um dos grandes segredos da rentabilidade em confinamentos de gado de corte e de leite, e também nos sistemas em pasto que usam suplementação com volumosos

O segredo da rentabilidade em confinamentos de gado? SILAGEM   Artigos Cursos CPT

 

Produzir silagens com eficiência é um dos grandes segredos da rentabilidade em confinamentos de gado de corte e de leite, e também nos sistemas em pasto que usam suplementação com volumosos na estação seca. E como a falta de volumoso na estação seca vai inviabilizar a atividade, podemos considerar sua produção indispensável.

“Por isso, faça as contas e verifique se o seu custo de produção é superior ao preço da silagem produzida de forma terceirizada. Caso a conclusão seja positiva, você terá três alternativas: passar a comprar silagem pronta; terceirizar a produção; ou passar a gerenciar o seu processo de produção para que os custos sejam reduzidos até o nível de viabilidade”, afirma Juliano Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção e Utilização de Silagem.

Para a produção de silagem com eficiência produtiva e econômica, o planejamento e a adequada execução das diversas etapas antes da ensilagem, durante a ensilagem e após a abertura do silo, são cruciais, assim como a escolha de variedades que produzam maior volume de massa verde por área plantada, um bom preparo do solo e correto plantio, observação do ponto correto de corte e a regulagem e manutenção das máquinas e implementos utilizados durante o processo.

Considerando o domínio de todos os aspectos técnicos citados, convém, agora, discutir os fatores relacionados à viabilidade econômica do uso da silagem. A ensilagem é um processo de conservação de alimento volumoso que possui alta eficiência potencial, sendo uma alternativa interessante por produzir alimento em grande quantidade, com alto teor de matéria seca e energia. No entanto, considerando que a rentabilidade da pecuária leiteira é medida em centavos por litro, torna-se fundamental a preparação de uma silagem que seja de qualidade, mas, principalmente, de baixo custo.

Logo, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que uma boa silagem tem duas características principais combinadas de forma equilibrada: alta qualidade como alimento e baixo custo de produção.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Alimentação animal de qualidade e em quantidade tem nome: SILAGEM
- Apesar do custo, o feno tem sua vantagem. Confira!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!