WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que o gado come afeta o sabor da carne. Verdadeiro ou Falso?

Verdadeiro. A dieta alimentar dos bovinos pode afetar o sabor da carne, aproximando-o ao sabor da carne suína


Ouviu dizer que "o que o gado come afeta o sabor da carne", e quer saber se esta informação é verdadeira ou falsa? Fique sabendo, então, que ela é verdadeira. E tem mais, "a dieta alimentar dos bovinos, além de afetar o sabor da carne, aproximando-o ao sabor da carne suína", explica o Prof. Jorge Prado Borges Neto, do Curso CPT Fabricação de Ração na Fazenda.

O uso de alimentos industrializados, como alguns derivados de sementes oleaginosas, é a principal causa desse problema. A formulação de uma dieta com alto teor de ácidos graxos provenientes de concentrados diverge significativamente da dieta natural à base de gramados. Isso pode alterar o sabor da carne quando esses suplementos são excessivos ou fornecidos por um longo período de tempo.

Então, por que dar esses alimentos ao gado?


Pois bem, vamos à resposta. Seria mais vantajoso para os animais e produtores que a criação ocorresse predominantemente em pastagens. No entanto, o sistema de produção enfrenta o desafio da distribuição irregular de chuvas ao longo do ano, resultando em escassez de forragem durante o período de seca, afetando o desempenho econômico da pecuária.

No Brasil, pesquisas concluíram que, durante a seca, os animais devem receber uma suplementação estratégica para obter ganhos moderados, mais importantes para o crescimento individual e a produtividade do rebanho. A suplementação com ureia misturada a minerais é comumente utilizada pelos pecuaristas brasileiros para suprir a deficiência de proteína. No entanto, muitos estudos mostraram resultados insatisfatórios com essa prática. Daí a introdução dessa alternativa alimentar que afeta o sabor da carne.

O que o gado come afeta o sabor da carne. Verdadeiro ou Falso?

Diante desse cenário, é fundamental que os pecuaristas se preparem e se capacitem para lidar com a alimentação adequada dos bovinos. Fazer um curso de capacitação, como o Curso CPT Fabricação de Ração na Fazenda, pode fornecer o conhecimento necessário para enfrentar esses desafios. Com ele, os pecuaristas aprenderão as melhores práticas e as quantidades ideais de cada ingrediente para garantir uma dieta balanceada e de qualidade para seus animais. Dessa forma, estarão mais preparados para garantir a excelência na produção de carne bovina, preservando sua reputação de alta qualidade e sabor único.


Gostou da matéria?
Conheça também os Cursos CPT da área Pastagem e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?