WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Milho hidropônico para alimentação de animais

No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco como substrato

No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco como substrato.

O cultivo do milho hidropônico surgiu em 1990, inicialmente como uma alternativa de alimento para cavalos de raça. A partir desta época, desenvolveu-se inúmeras pesquisas que o tornaram mais uma alternativa para obtenção de volumoso de qualidade, com alto valor protéico, para alimentação animal. Para sua produção, utiliza-se o mesmo milho comum que todos conhecem. A palavra hidropônico refere-se à técnica de cultivo, a hidroponia, que pode ser definida, de maneira genérica, como uma técnica de cultivo de plantas sem o uso de terra. A planta se desen-volve em algum tipo de substrato inerte, irrigado por uma solução nutritiva.

No cultivo do milho hidropônico, para alimentação animal, é usado um material vegetal seco como substrato. Este substrato deve ser capaz de propiciar uma boa germinação da semente e fixar as plantas. Além disso, ele é responsável pelo armazenamento temporário da solução nutritiva. Portanto, é fornecida aos animais uma massa vegetal contendo parte aérea + raízes + um substrato, que, via de regra, é bagaço de cana ou palha de feijão. Na realidade, trata-se de um tipo de "broto de milho avantajado".

A forragem assim produzida é altamente palatável e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte e, também, poderá ser destinado à suplementação alimentar de aves, eqüinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos.

O sistema de produção é muito simples e pode ser usado em qualquer época do ano e em qualquer região do país. O resultado é rápido. Em cerca de 35 dias após a semeadura, o milho está no ponto para ser fornecido aos animais. Essa rapidez torna o milho hidropônico uma exce-lente alternativa, especial-mente nos períodos de seca prolongada.

Além disso, o custo de produção é muito baixo, quando comparado ao custo de produção das alternativas existentes, como a silagem de milho e o feno de plantas de alto valor protéico.

O curso "Cultivo de Milho Hidropônico para Alimentação Animal", constituído de livro interativo com filmes que mostram a prática, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, sob a  coordenação técnica do professor Augusto Almeida Neves, apresenta com detalhes esta técnica, vale a pena estudá-lo.

 

Prof. Augusto L. R. Almeida Neves
Engº. Agrônomo, Mestre em Economia de Agroindústria
pelo Depto. de Tecnologia de Alimentos da UFV.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!