WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação de pastagens gera alta produtividade na entressafra

Irrigação de pastagens

A irrigação de pastagens é o nível tecnológico mais elevado a ser atingido pela pecuária a pasto, e tende a se tornar, com o tempo, uma alternativa de grande viabilidade para a maioria das propriedades. As pastagens são a base da alimentação dos bovinos no Brasil, pois, devido à estacionalidade das forrageiras, na época seca do ano, os animais sofrem com a falta de alimentos, determinando perdas produtivas e econômicas para a pecuária a pasto. Assim, a distribuição de água de maneira artificial em pastagens, por meio de irrigação, é a garantia para se produzir de forma constante, sem que a falta de chuvas altere os resultados da atividade.

A irrigação começou a chamar a atenção de produtores e técnicos na década de 90, quando os pecuaristas, com o objetivo de resolver o problema da estacionalidade e melhorar a rentabilidade de suas propriedades, utilizando-se de equipamentos de irrigação já instalados para agricultura, começaram a utilizar esses sistemas para irrigar os pastos.

Com a irrigação das pastagens obtem-se maior produtividade animal por área.

Com a irrigação das pastagens obtem-se maior produtividade animal por área.

Essa é uma tecnologia agrícola final, ou seja, antes de utilizá-la, o pecuarista deve trabalhar com técnicas de manejo que permitam altas produções de forragem, como preparo do solo, correção de fertilidade, escolha da melhor especie forrageira, adubações, combate às pragas e doenças, manejo correto da pastagem, além de técnicas que promovem a boa formação. Seu manejo é um recurso para racionalizar a aplicação de água de maneira complementar. Por isso, requer certos procedimentos para determinar o turno de rega (frequência), bem como medir a quantidade de água da próxima irrigação (lâmina de água).
 
Com  o objetivo de levar conhecimento sobre a utilização da técnica de irrigação nas pastagens, tanto para a pecuária de corte como de leite, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Irrigação de Pastagens” no qual você estará recebendo informações do professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, especialista em forragens e pastagens do Departamento de Zootecnia da FAZU - Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba – MG, e da zootecnista Bianca Helena P. J. F. Almeida, especialista em administração rural pela UFLA-FAEPE, Lavras.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A irrigação é uma técnica que traz muitos benefícios ao meio rural, considerando os resultados econômico e de desenvolvimento animal que vêm sendo obtidos, devido ao maior aumento no período de produção e na produtividade total da pastagem com o uso da irrigação,  o que influencia a viabilidade econômica, além do preço do produto animal (carne ou leite).

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!