WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Insetos: importantes agentes na degradação de pastagens!

Os insetos influem de forma significativa na degradação das pastagens, por isso não podem ser desconsiderados. Entre eles, destacam-se cupins, formigas, algumas lagartas e cigarrinhas das pastagens

Insetos: importantes agentes na degradação de pastagens!   Artigos Cursos CPT

 

Os insetos influem de forma significativa na degradação das pastagens e por isso não podem ser desconsiderados. Destacam-se, entre eles, os cupins, as formigas, alguns tipos de lagartas e as cigarrinhas-das-pastagens.

Os cupinzeiros ocorrem em solos ácidos, com pH na faixa de 4 a 5,5, sendo muito comum sua presença em áreas de pastagens degradadas, onde a fertilidade do solo foi esgotada. A preferência por solos ácidos indica que a calagem, no médio prazo, tende a causar a diminuição das reinfestações após o controle.

“Menos frequentes em pastagens que os cupins, as formigas cortadeiras também precisam ser controladas, principalmente, se a infestação é grande”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens, em Livro+DVD e Curso Online

Da mesma maneira que os cupinzeiros, os formigueiros ocupam áreas da pastagem que poderiam ser ocupadas pela forrageira. Mas, é importante destacar que, normalmente, as formigas não cortam as folhas das plantas de forma significativa, embora existam relatos de ataques em situações bastante específicas. Apenas na fase de implantação da pastagem, quando as plantas apresentam folhas tenras, aumenta o risco de ataques por formigas cortadeiras tanto de saúvas como de quenquém (gênero Acromyrmex).

As cigarrinhas-das-pastagens, por sua vez, estão presentes na maior parte das regiões pecuárias brasileiras, sendo uma praga de grande importância econômica que pode diminuir a disponibilidade e a qualidade da forragem produzida. As forrageiras e os animais em pastejo serão abordados adiante, em tópicos específicos.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Fatores que influenciam o desenvolvimento de forrageiras em pastagens
- Você sabia? Obter pastagens de qualidade é possível e fácil!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal. 
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!