WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Implantar uma fábrica de ração na fazenda é vantajoso?

A implantação de uma fábrica de rações e suplementos nas propriedades rurais tem como objetivo diminuir o custo final e aumentar a produção de alimentos industrializados

Implantar uma fábrica de ração na fazenda é vantajoso?
 

A implantação de uma fábrica de rações e suplementos nas propriedades rurais tem como objetivo diminuir o custo final e aumentar a produção de alimentos industrializados. No entanto, deve-se estar ciente sobre a importância de uma suplementação correta e bem manejada na vida e produtividade do rebanho.

Balanceamento ou formulação de dieta, o que é isso?


Não existe nenhum alimento completo que tenha todos os nutrientes necessários para fazer um animal ganhar 1.800 g por dia. Para atingir esse objetivo de ganho é preciso misturar alimentos proteicos (soja, algodão, girassol) com energéticos (milho, sorgo, trigo, milheto) e analisar a qualidade da proteína, dos carboidratos, dos lipídeos e de todos os minerais, de forma contundente. Esse processo de mistura e análise de alimentos é chamado de formulação ou balanceamento da dieta.

Qual a importância do balanceamento dos ingredientes em uma dieta concentrada?


A resposta pode ser resumida em uma palavra: nutrientes. O balanceamento de dietas é uma ferramenta que nos permite desenvolver formas de suprir as necessidades de cada categoria animal, em diversas fases, ou até mesmo predizer o desempenho do rebanho. Para um bom desempenho produtivo, os ruminantes necessitam de água, proteína, energia, vitaminas e minerais.

Segundo Jorge Prado Borges Neto, professor do Curso CPT Fabricação de Ração na Fazenda, “Não há dúvidas de que fornecer uma dieta de qualidade, a custos compatíveis, é essencial para o sucesso da atividade. Por isso, o conhecimento sobre nutrição e alimentação animal é fundamental para que técnicos e criadores possam equilibrar qualidade e preço ao fornecer alimentos para seus rebanhos”.

É vantajoso implantar uma fábrica de ração na minha fazenda?


É grande a viabilidade da fábrica de ração, já que todos os tipos de alimentos concentrados para ruminantes podem ser nela produzidos, sejam para a pecuária de corte, sejam para a pecuária de leite. A produção de suplementos concentrados é muito semelhante para ambos os sistemas, havendo mudança apenas em alguns poucos ingredientes.

De uma pequena fábrica de ração, podem sair suplementos energéticos, proteicos e rações fareladas destinados a várias categorias animais, tendo diversas composições, de forma que praticamente não existam limitações para o uso de diferentes ingredientes, sejam eles moídos, sejam na forma de farelos. Sem contar que, em propriedades que mantêm animais confinados, a fábrica será ainda mais importante, porque produzirá todo o alimento concentrado energético e proteico a ser fornecido na forma de dieta total.

Trata-se, portando, de uma estrutura indispensável para a atividade. Enfim, utilizando equipamentos e técnicas de fabricação adequados, e que não sejam muito complexos, todos os animais de uma propriedade poderão ser atendidos, dos bezerros aos reprodutores.


Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Fabricação de Ração na Fazenda.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!