WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Divisão de piquetes: saiba mais sobre a cerca elétrica móvel

Um mesmo piquete, conforme as necessidades de manejo, pode ser subdivido utilizando-se uma cerca elétrica temporária, ou seja, uma cerca elétrica móvel, composta por um único fio de arame

Divisão de piquetes: saiba mais sobre a cerca elétrica móvel   Artigos Cursos CPT

Um mesmo piquete, conforme as necessidades de manejo, pode ser subdivido utilizando-se uma cerca elétrica temporária, ou seja, uma cerca elétrica móvel, que é composta por um único fio de arame.

“A fixação é feita com hastes móveis de metal que são fincadas no solo”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso CPT Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte.


O fio de arame pode ser substituído por fio eletroplástico, ou seja, composto por fios plásticos e de aço. Para facilitar e acelerar a instalação, o fio eletroplástico fica em um rolo projetado para facilitar a montagem e desmontagem da cerca.

Na extremidade do fio, há um gancho conector isolado que fica preso a uma das cercas principais. O fio é esticado enquanto é desenrolado e sua fixação é feita em hastes de fixação, colocadas a cada 10 metros. As hastes contam com um isolador na sua extremidade superior por onde o fio passa.

O próprio rolo tem um segundo gancho, este metálico, que é conectado a um fio eletrificado, de forma a levar carga elétrica ao fio eletroplástico da cerca móvel.

Normalmente, as cercas elétricas móveis são usadas para pastoreio em faixa e para redimensionamento de piquetes. Assim, atendem a necessidades de ajuste da lotação e também de subdivisão dos piquetes, o que torna o manejo eclético e adaptável.

As cercas elétricas móveis também podem ser usadas para o manejo de pastejo com dois lotes de animais: desponte e rapador. Essa técnica consiste em colocar como lote que entra primeiro nos piquetes, as categorias animais mais exigentes nutricionalmente, que farão o desponte.

Já o lote que entra depois nos piquetes, ou seja, o lote rapador será composto por animais de categorias de menor exigência nutricional. Assim, um piquete poderá ser dividido, por exemplo, em duas partes de mesmo tamanho, o lote de maior produção (de desponte) vai pastejar na primeira subdivisão, metade do tempo de permanência (período variável, conforme a capacidade suporte).

Depois, esse mesmo lote é encaminhado para a segunda subdivisão do piquete, enquanto o lote de menor produção (rapador) ocupa a primeira divisão.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Pastoreio de lotação rotacionada: definição e importância
- Você sabe o que é superpastejo e subpastejo?
- Forrageira perfeita: mito ou realidade?
- Pastejo contínuo x pastejo rotacionado: qual o melhor?


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Natural.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?