WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ciclo de pastejo: o que é e como funciona?

O ciclo de pastejo nada mais é que o somatório do período de ocupação mais o período de descanso, afirma Adilson Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens

Ciclo de pastejo: o que é e como funciona?   Artigos Cursos CPT

 

O ciclo de pastejo nada mais é que o somatório do período de ocupação mais o período de descanso, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens, em Livro+DVD e Curso Online. O período de ocupação é determinado como sendo o período de tempo em que o piquete é ocupado pelos animais e o período de descanso é o período de tempo entre pastejos.

Não se pode confundir o período de ocupação com período de permanência, pois o primeiro diz respeito ao tempo em que o piquete é ocupado, enquanto o segundo diz respeito ao tempo em que os animais permanecem no piquete.

Quando o módulo de pastejo é ocupado por apenas um lote de animais, o período de ocupação será igual ao período de permanência. Mas, no método de pastoreio de lotação rotacionada, o módulo de pastejo pode ser pastejado por dois lotes de animais, com um lote de desponte e outro rapador. Dessa forma, o período de ocupação passa a ser o somatório do período de permanência de cada um dos dois lotes de animais.

O período de permanência, junto com o período de descanso são dados usados para o cálculo do número de piquetes de um módulo de produção a ser manejado com lotação rotacionada:


NP = PD + 1 ou NP = PD + 2 PP PP

sendo:
NP = número de piquetes;
PD = período de descanso;
PP = período de permanência; e
+ 1 ou + 2 é o número de lotes de animais que pastejarão o módulo de pastejo.

O período de descanso varia com a espécie forrageira, com a estação do ano, com as condições climáticas dentro da estação do ano e com o nível de intensificação do manejo (sem adubação, só adubado, adubado e irrigado). O período de ocupação, por sua vez, depende da velocidade de rebrota, sendo que, quanto maior for, determinará que menor deverá ser o período de ocupação e maior será o número de piquetes.

Só se deve trabalhar com mais de um lote de animais, quando as exigências, que sejam nutricionais, sanitárias, de sexo ou de manejo, entre eles, forem muito diferentes. Quando o nível de exploração da pastagem for muito intensivo, o período de permanência de cada lote não deve ser superior a um dia, de forma que o piquete seja ocupado por no máximo dois dias.

A altura do relvado no pré-pastejo é também um parâmetro de manejo do pastejo muito importante, porque pode refletir a disponibilidade de forragem e determinar o momento do pastejo. Para cada espécie forrageira, a partir de uma determinada altura do relvado, que representa uma determinada massa de forragem, não ocorrerá mais acúmulo de forragem, porque a mesma quantidade de forragem produzida no crescimento é também perdida por envelhecimento e morte de partes da planta. Em um dado momento, a curva de crescimento atinge um platô e depois começa a decrescer. Próximo do momento em que a curva de crescimento atinge seu platô, o relvado está interceptando em torno de 95% da luz incidente e pouca luz atinge a base das plantas de onde surgem novos perfilhos.

Além da perda de forragem por envelhecimento e morte da planta, ocorre também mudança na estrutura do relvado que tem a sua densidade reduzida e sua relação caule-folha aumentada, comprometendo a produção de forragem e a sua qualidade, com consequente redução do desempenho animal.

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!