WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vacas prenhes: quanto menor a exigência de mantença, menor a perda econômica

A mantença não é economicamente viável, pois tudo que será utilizado no animal não se transforma em dinheiro. Ou seja, é uma energia que deixou de ser utilizada para produção de leite

Vacas prenhes: quanto menor a exigência de mantença, menor a perda econômica   Artigos CPT

A energia líquida de mantença (ELM) é a quantidade de energia que o animal precisa para sobreviver durante um dia, sem ganho de peso, produção de leite e gestação. “Ela será utilizada pelos órgãos para a realização de suas funções vitais”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.

As principais formas de determinação da (ELM) são:


• Regressão: relação entre a produção de calor, energia retida e energia digestível.
• Produção de calor com o animal em jejum: jejum de aproximadamente 92 horas, de modo que as últimas 24 horas serão avaliadas em uma câmara respirométrica, que calculará o consumo de oxigênio, produção de gás carbônico e produção de metano.

A produção de calor em jejum é equivalente à exigência líquida de mantença do animal. Mas, atenção! A mantença não é economicamente viável, pois tudo que será utilizado no animal não se transforma em dinheiro. Ou seja, é uma energia que deixou de ser utilizada para produção de leite.

Nas equações, a mantença é considerada um fator fixo, de modo que quanto maior for o animal, maior sua exigência de mantença. Conforme o NRC preconiza, a média da (ELM) para vacas holandesas em lactação é de 80 Kcal/kg peso vivo metabólico, sendo o peso vivo metabólico igual a (Peso Vivo) 0,75. Contudo, esse valor fixo foi obtido para animais em condições diferentes daqueles criados em propriedades brasileiras. Assim, é preciso considerar fatores de correção para a equação base dentro da realidade da bovinocultura brasileira, de acordo com aspectos que podem influenciar nas exigências nutricionais dos animais.

Dentre esses aspectos, tem-se:


• Raça: os animais brasileiros advêm, majoritariamente, do cruzamento entre taurinos e zebuínos, sendo que estes apresentam energia líquida de mantença 10% inferior que aqueles. De acordo com alguns trabalhos já realizados em pesquisas brasileiras, para uma vaca gir em lactação, a ELmé de 97 Kcal/kg Pv0,75e, para animais F1 de cruzamentos entre holandês e gir, é 112 Kcal/kg Pv0,75, ou seja, ambas são maiores do que o proposto pelo NRC. Assim, para outros animais, como os 3/4 e os 5/8, é importante determinar esse valor de mantença para uma nutrição mais precisa.
• Sexo: as fêmeas apresentam exigências de mantenças inferiores aos machos.
• Deslocamento: para animais que se movimentam muito, precisa-se considerar maior fração de energia. No pasto, o animal precisa se deslocar não somente para ordenha, mas também para busca e apreensão de alimento, principalmente em criação a pasto.
• Estresse térmico: a sua intensidade será responsável por aumentar a quantidade de exigências para mantença. O animal em estresse térmico apresenta respiração ofegante, isto é, gasto energético para tentar dissipar o calor.

Além disso, outro dado importante é que a lactação é responsável por aumentar em até 20% as exigências de mantença em função do elevado metabolismo do fígado e aumento da atividade da glândula mamária e dos órgãos do trato gastrointestinal. E ainda há diferenças entre as categorias de animais em lactação.

As primíparas, por exemplo, têm exigência de mantença muito superior, pois, além de estarem em lactação, ainda estão em fase de crescimento. Dessa forma, o principal objetivo dentro da propriedade é diminuir a exigência de mantença das vacas porque assim serão diminuídas as perdas energéticas e econômicas.

Gostou das nossas dicas? Leia a(s) matéria(s) abaixo e aprenda mais sobre o assunto:


Dietas para vacas no pré-parto? Aprenda alguns segredos aqui!

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?