WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Vacas leiteiras - patologias de casco, mastite e problemas reprodutivos são intensificados no periparto

Entre as doenças que acometem o bovino leiteiro, as patologias de casco estão entre as de maior relevância, juntamente com a mastite e os problemas reprodutivos

 

Entre as doenças que acometem o bovino leiteiro, as patologias de casco estão entre as de maior relevância e isto se deve, principalmente, ao fato de os confinamentos estarem cada vez mais intensificados. Mas estes não são os únicos problemas, observa-se, também, juntamente com os problemas reprodutivos, a presença de mastite, constituindo assim as três principais causas de descarte de vacas leiteiras nas fazendas leiteiras. Sendo assim, para evitar transtornos maiores e prejuízos, devido a doenças antes e pós-partos, os produtores devem ficar atentos e manter condições mínimas nutricionais, de manejo, de limpeza e de espaçamento nos currais.

Doenças metabólicas no periparto

Retenção de placenta, hipocalcemia, cetose, deslocamento de abomaso e queda na  imunidade, são algumas das doenças metabólicas que acometem as vacas leiteiras no periparto (período de de transição que abrange 20 dias pré-parto e 20 dias pós-parto), deixando as vacas vulneráveis a muitas infecções.

Alimentação, conforto e agrupamento de vacas são algumas das medidas que ajudam a amenizar os problemas periparto

Alimentação, conforto e agrupamento de vacas são algumas das medidas que ajudam a amenizar os problemas periparto

Problemas relacionados ao periparto

Entre 45 e 60 dias pré-parto, início do período de secagem das vacas, começam a surgir todos os problemas relacionados ao periparto, um bom exemplo é a cetose. A cetose, por sua vez, se dá quando as vacas leiteiras diminuem consideravelmente a ingestão de matéria seca, mobilizando gordura corporal, que se transforma em corpos cetônicos (cetose) que, além de prejudicar muito as vacas, podem até levá-las ao óbito caso não sejam tratadas. De um modo geral, a cetose é uma doença muito comum em vacas leiteiras que secam muito gordas e continuam gordas no pré e no pós-parto.

Medidas preventivas aos problemas periparto

Alimentação, conforto e agrupamento de vacas são algumas das medidas que ajudam a amenizar os problemas periparto. No pós-parto, todas as vacas entram em balanço energético e caso as vacas não estejam preparadas, ou estejam muito gordas, os impactos negativos são maiores.

Ingestão de matéria seca

Disponibilizar uma dieta adequada, ou seja o mais palatável possível, densa, equilibrada, bem balanceada em energia, é o ideal para se evitar problemas. Portanto, a ingestão de matéria seca é essencial à boa saúde das vacas leiteiras, já que no periparto elas tendem a diminuir o consumo de  alimentos.

Ingestão de vitaminas


Dispor corretos níveis de minerais, principalmente selênio e vitamina E também é fundamental para a imunidade das vacas. Além disto, a dieta deve ser sempre aniônica, evitando que o organismo do animal tire cálcio dos ossos, disponibilizando-o para a manutenção e a produção de leite. Quando o cálcio é retirado dos ossos é provocado uma hipocalcemia nas vacas, ou seja, a falta de cálcio, desencadeia paresias, paralisias e outros problemas músculo-esqueléticos (síndrome da vaca caída), além de interferir na contratilidade uterina, interferindo na expulsão de placenta, provocando também metrite e deslocamento de abomaso.

Disponibilizar uma dieta adequada, ou seja o mais palatável possível, densa, equilibrada, bem balanceada em energia, é o ideal para se evitar problemas

Disponibilizar uma dieta adequada, ou seja o mais palatável possível, densa, equilibrada, bem balanceada em energia, é o ideal para se evitar problemas

Ingestão de fibras

A ingestão de fibras é fundamental para o correto funcionamento do rúmen, na taxa de passagem e de absorção dos alimentos e na prevenção de deslocamento de abomaso.

Conforto animal

Outro fator de extrema importância no pré-parto é o conforto e o acesso fácil a água de boa qualidade. Ambientes úmidos, sujos, mal ventilados, promíscuos e com incidência solar alta prejudicam o desempenho das vacas leiteiras, pois desencadeiam o estresse, influenciando negativamente a saúde da vaca. Lotes muito grandes, com muitas vacas dominantes, ou  que misturam novilhas com vacas, são procedimentos que devem ser evitados pelos produtores de leite. Esse acúmulo de animais aumentam o índice de retenção de placenta das vacas e os problemas no pós-parto, já que desencadeia liberação de cortisol, hormônio relacionado à retenção de placenta. Outro item que também merece atenção é a instalação do cocho. Este deve estar em local de fácil acesso e ter um tamanho que atenda também o período de maior densidade de vacas.

Monitoramento do período periparto

No que diz respeito aos cuidados com as vacas leiteiras no periparto, ressalta-se que o monitoramento, neste período, é fundamental. O monitoramento correto evita ou minimiza ao máximo os problemas. Todas as vacas na primeira semana pós-parto, então, devem ser monitoradas diariamente quanto à presença de infecção uterina. Isto poderá ser feito por meio da observação de descargas uterinas fétidas ou anormais; ingestão de alimentos; temperatura retal; comportamento e produção.

Fonte: Revista Mundo do Leite

Conheça os Cursos CPT, da área Gado de Leite, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos

 - Curso CPT Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

 - Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras

 - Curso CPT Produção de Leite a Pasto

 - Curso CPT Confinamento para Gado de Leite

 - Curso CPT Cana-Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!