WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Tuberculose bovina: como a doença se espalha no rebanho

A transmissão da tuberculose ocorre quase exclusivamente pela inalação de gotículas infectadas de animais doentes. Pode ocorrer também por ingestão, principalmente pelos bezerros, através do leite

Tuberculose bovina: como a doença se espalha no rebanho   Artigos Cursos CPT

 

A transmissão da tuberculose ocorre pela inalação de gotículas infectadas de animais doentes. Pode ocorrer também quando bezerros ingerem leite de vacas contaminadas. Essa doença é disseminada mais facilmente em rebanhos, já que os animais são mantidos agrupados em estábulos, onde a incidência de luz solar é pouca ou nenhuma e a umidade é alta.

Para o homem, a tuberculose bovina pode ser transmitida por meio do contato direto na lida com os animais (tratadores e veterinários) e através da ingestão do leite e de carnes cruas”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.

Como dica contra a contaminação de humanos, o médico veterinário precisa estar atento para a adoção de medidas de prevenção. Na lida com os animais, deve-se utilizar os EPIs, principalmente quando houver casos de suspeitas da doença. A população em geral, por sua vez, deve consumir somente leites e queijos pasteurizados e carnes de frigoríficos inspecionados.

O que fazer?


Como não há tratamentos e nem vacina para essa doença, o seu controle ocorre identificando os animais contaminados o mais precocemente possível. Esses animais devem ter o lado esquerdo da face marcado com a letra P; o órgão de fiscalização agropecuária do estado deve ser notificado; e os animais devem ser sacrificados o quanto antes.

O exame para detecção da tuberculose é realizado in loco por um veterinário credenciado para realização do teste.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!