WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Técnicas simples para produzir mais leite e mais bezerros

Os bovinos têm potencial para apresentar o primeiro parto à idade de 24 a 30 meses

A maioria das fazendas do Brasil não identifica seus animais nem registra os diversos eventos que acontecem a eles. Em função disso, os produtores não têm conhecimento dos índices zootécnicos dos rebanhos e da rentabilidade da sua atividade.

Os bovinos têm potencial para apresentar o primeiro parto à idade de 24 a 30 meses e o intervalo de partos de 12 meses. Levantamentos efetuados em fazendas leiteiras da região sudeste do Brasil, com rebanhos mestiços, mostraram que o primeiro parto acontece entre 42 e 48 meses de idade e que o intervalo de partos é superior a 18 meses.

A elevada idade ao primeiro parto decorre do estado nutricional dos animais.

A elevada idade ao primeiro parto decorre do estado nutricional dos animais. Enquanto mamam, as bezerras concorrem com o comprador do leite e, por isso, não recebem o leite necessário à sua alimentação. Após a desmama, como são animais improdutivos, os fazendeiros reservam para elas as piores pastagens. Em virtude deste sistema de criação, seu desenvolvimento é lento, ganham peso nas águas, quando as pastagens são exuberantes e perdem na estação seca, quando o capim é pouco e tem baixo poder nutritivo.

Longos intervalos de partos podem ser determinados por períodos prolongados de anestro pós-parto, repetição de cios, deficiência do reprodutor ou do serviço de inseminação artificial (sêmen ou inseminador) e abortos. Dados de pesquisa mostram que, em rebanhos leiteiros mestiços, o anestro pós-parto é a principal causa de alongamento do intervalo de partos. Isto acontece porque, nos dois primeiros meses da lactação, a vaca não consegue consumir todo alimento de que necessita e para atender à demanda, tem que mobilizar suas reservas energéticas. Se a vaca parir magra, a mobilização das reservas significa a interrupção da ciclicidade reprodutiva do animal, ou anestro.

Nos sistemas de produção que utilizam animais puros, de raças especializadas para produção de leite, o quadro é diferente. O desenvolvimento das novilhas é contínuo e as vacas, geralmente, parem em boa condição corporal. Nesse caso, as principais falhas de manejo são a obesidade das novilhas e a repetição de cios das vacas.

O conhecimento dessas características permitiu que pesquisadores da EMBRAPA Gado de Leite desenvolvessem técnicas de avaliação animal e estratégias de alimentação corrigindo o manejo e, em conseqüência, aumentando a eficiência reprodutiva e produtiva do rebanho. São técnicas simples e de baixo custo de adoção que o curso "Técnicas Simples para Produzir Mais Leite e Mais Bezerros" mostra cada uma delas em detalhes.

O lançamento deste curso, produzido pelo CPT em convênio com a EMBRAPA Gado de Leite, vem num momento bastante oportuno. As transformações impostas ao setor leiteiro do Brasil e a nova realidade econômica que vivemos estão aposentando os produtores que não conhecem cada detalhe do seu rebanho e brigam por cada centavo dos preços do leite ou dos insumos.
      
José Henrique Bruschi
Doutor em Nutrição Animal
Pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!