WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 54Gado de Corte 34Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Quando e por que desmamar as bezerras de leite?

As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais

Bezerras de leite

O leite destinado à criação de bezerras leiteiras corresponde a 70% do seu custo de produção, por essa razão o desaleitamento realizado o mais cedo possível tornou-se objetivo comum para a maioria dos produtores de leite. Assim, as maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções nos custos da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais.

Como proceder ao desmame?

As bezerras devem permanecer na sua instalação (gaiola ou casinha individual) por mais uma ou duas semanas, após o corte da dieta líquida. Assim, perdem o hábito da dieta líquida com menor estresse, e será possível observar como reagem ao desaleitamento.

Por que formar grupos por idade?

Outro fator de importância é evitar o estresse por competição por concentrado. Especialmente para isso, a formação de grupos por idade é aconselhável, desde que a mudança ocorra logo após a desmama, para instalações coletivas (baias ou pasto).

De que depende o sucesso da desmama?

O sucesso de um programa de desmama depende fundamentalmente do fornecimento de um concentrado adequado e de um volumoso de boa qualidade. Além disso, depende também do  manejo e dos cuidados dispensados às bezerras, pois, caso contrário, a economia conseguida com a utilização de menores quantidades de leite será anulada pela elevação da taxa de mortalidade.


Qual a melhor idade para desmame e desaleitamento?

A bezerra estará pronta para ser desaleitada ou desmamada quando ela estiver consumindo 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independente de sua idade, tamanho ou peso. Para animais de raças pequenas, como a raça Jersey, o corte no fornecimento da dieta líquida poderá ser feito quando o consumo de concentrado estiver em torno de 400 a 500 g/dia. Algumas poucas bezerras estão prontas para o desaleitamento às três semanas de idade, mas isto varia de animal para animal e com a qualidade do concentrado em uso.

Há perigo em forçar o desmame?

Sim. Não se deve forçar o desaleitamento das bezerras antes do tempo, porque os benefícios que podem ser obtidos com a redução na quantidade de leite poderão ser anulados com os gastos em medicamentos e aumento da mortalidade.

Devo proceder ao desmame abrupto ou gradual?

Independentemente do sistema de criação adotado não há razão, sob o ponto de vista da bezerra, da fase de fornecimento da dieta líquida ser superior a oito semanas. Recomenda-se o desaleitamento abrupto, não sendo necessária a redução gradativa da quantidade de leite oferecida, prática trabalhosa, principalmente à medida que aumenta o tamanho do rebanho.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!