WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Quando e por que desmamar as bezerras de leite?

As maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções no custo da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais

Bezerras de leite

O leite destinado à criação de bezerras leiteiras corresponde a 70% do seu custo de produção, por essa razão o desaleitamento realizado o mais cedo possível tornou-se objetivo comum para a maioria dos produtores de leite. Assim, as maiores vantagens da desmama ou do desaleitamento precoce são as reduções nos custos da alimentação, da mão de obra e da diminuição de distúrbios gastrointestinais.

Como proceder ao desmame?

As bezerras devem permanecer na sua instalação (gaiola ou casinha individual) por mais uma ou duas semanas, após o corte da dieta líquida. Assim, perdem o hábito da dieta líquida com menor estresse, e será possível observar como reagem ao desaleitamento.

Por que formar grupos por idade?

Outro fator de importância é evitar o estresse por competição por concentrado. Especialmente para isso, a formação de grupos por idade é aconselhável, desde que a mudança ocorra logo após a desmama, para instalações coletivas (baias ou pasto).

De que depende o sucesso da desmama?

O sucesso de um programa de desmama depende fundamentalmente do fornecimento de um concentrado adequado e de um volumoso de boa qualidade. Além disso, depende também do  manejo e dos cuidados dispensados às bezerras, pois, caso contrário, a economia conseguida com a utilização de menores quantidades de leite será anulada pela elevação da taxa de mortalidade.


Qual a melhor idade para desmame e desaleitamento?

A bezerra estará pronta para ser desaleitada ou desmamada quando ela estiver consumindo 600 a 800 g de concentrado por dia, de maneira consistente, independente de sua idade, tamanho ou peso. Para animais de raças pequenas, como a raça Jersey, o corte no fornecimento da dieta líquida poderá ser feito quando o consumo de concentrado estiver em torno de 400 a 500 g/dia. Algumas poucas bezerras estão prontas para o desaleitamento às três semanas de idade, mas isto varia de animal para animal e com a qualidade do concentrado em uso.

Há perigo em forçar o desmame?

Sim. Não se deve forçar o desaleitamento das bezerras antes do tempo, porque os benefícios que podem ser obtidos com a redução na quantidade de leite poderão ser anulados com os gastos em medicamentos e aumento da mortalidade.

Devo proceder ao desmame abrupto ou gradual?

Independentemente do sistema de criação adotado não há razão, sob o ponto de vista da bezerra, da fase de fornecimento da dieta líquida ser superior a oito semanas. Recomenda-se o desaleitamento abrupto, não sendo necessária a redução gradativa da quantidade de leite oferecida, prática trabalhosa, principalmente à medida que aumenta o tamanho do rebanho.

Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!