WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais as exigências nutricionais e as perdas energéticas em bovinos?

Entendendo a nutrição e o metabolismo bovino


A exigência nutricional refere-se à quantidade de cada nutriente necessária para que um animal possa desempenhar suas funções diárias de forma saudável ao longo de sua vida, como caminhar, produzir leite, ganhar peso, gestar, entre outras atividades, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.


Os alimentos são compostos por diversos nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios, que são utilizados pelo organismo do animal para diferentes funções. Além disso, os alimentos também fornecem energia, que é o combustível para as atividades do animal.


É importante observar que nem todos os animais aproveitam o mesmo alimento da mesma maneira.


A energia pode ser medida em calorias (cal), quilocalorias (Kcal) ou megacalorias (Mcal) por dia. No entanto, como a energia não é um nutriente, ela não pode ser medida através da análise proximal de Weende, que determina o teor de nutrientes. Portanto, é necessário converter os fatores alimentares.


Anteriormente, a conversão dos fatores dos alimentos era determinada pelos nutrientes digestíveis totais (NDT). Uma das equações para determinar o NDT de um alimento é expressa por:


• NDT = Proteína Bruta digerível (PBd) + Carboidratos totais digeríveis + (2,25 x Extrato Etéreo digerível).


O fator de 2,25 é utilizado para corrigir o extrato etéreo na fórmula, pois uma molécula de gordura fornece 2,25 vezes mais energia do que os outros componentes, como carboidratos e proteínas.


Atualmente, a quantidade de energia pode ser medida de forma mais detalhada, levando em consideração não apenas o alimento, mas também a utilização dos nutrientes pelo organismo animal. Assim, inicialmente, mensura-se a Energia Bruta (EB).


A Energia Bruta (EB) de um alimento é a quantidade de calor produzida pela oxidação completa do alimento. No entanto, a EB apenas diferencia o teor de gordura ou lipídios, apresentando pouca variação nos alimentos para a bovinocultura, onde os principais ingredientes da nutrição são carboidratos e proteínas.


Por isso, é importante compreender o aproveitamento do alimento pelo organismo bovino, começando pelas perdas nutritivas sofridas pelos bovinos.


Principais perdas nutritivas:


a) Produção de fezes: o bovino produz diariamente uma quantidade considerável de fezes, resultando em uma grande perda de energia (35%). A energia digestível (ED) representa a quantidade de energia que não é perdida nas fezes.


b) Produção de urina: representa uma pequena perda de energia (3%), já que a urina possui baixo teor de matéria seca.


c) Produção de gases: principalmente metano (CH4), representa em média 6% da energia perdida.


A Energia Bruta do alimento menos a soma dessas perdas resulta na Energia Metabolizável (EM). No entanto, há outras perdas relacionadas ao processo digestivo, como fermentação e absorção do alimento a nível celular, que compõem o Incremento Calórico (IC). A energia líquida (EL) é obtida subtraindo o total de EM pelo IC.


Quais as exigências nutricionais e as perdas energéticas em bovinos?

O Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação, é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional e uma rentabilidade financeira. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?