
Uma das melhores maneiras de se avaliar o sucesso do programa de manejo de vacas no período de transição é através do consumo de matéria seca (MS) pré e pós-parto e da produção de leite e incidência de doenças metabólicas nas primeiras 4 a 6 semanas pós-parto.
“Normalmente, o consumo de MS durante as últimas três a quatro semanas pré-parto não é avaliado e, mesmo quando estimado, é de difícil interpretação”, afirma Prof. Oriel Fajardo de Campos , do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento.
Alguns dos vários fatores que dificultam a sua estimativa e interpretação são:
- a contínua mudança no número de vacas secas em diferentes estágios do período pré-parto, e
- a contínua mudança na média de dias até o parto do lote de vacas secas, o não uso de ração completa, a não remoção das sobras diárias de alimento dos cochos, o uso de pastagem como parte do programa de alimentação etc. Mesmo sabendo das dificuldades de se estimar o consumo de MS em vacas pré-parto, este ainda é um dos principais aspectos para o sucesso do manejo de vacas secas.
Para a maximização do consumo de MS, deve ser levadas em consideração a disponibilidade e a qualidade da dieta fornecida. Disponibilidade e acesso a dieta são os principais fatores que podem vir a comprometer o consumo de alimento por vacas de leite. A competição por alimento deve ser reduzida ao máximo. Vacas adultas tem a tendência de exercer dominância sob novilhas de primeira cria, o que pode gerar competição por espaço na linha de cocho e por espaço nas áreas de descanso (baias em sistema de “free-stall”, sombra etc.).
Assegurando-se adequado espaço na linha de cocho (ao redor de 60 a 70 cm/vaca) e adequada área para descanso com sombra, reduz-se a possibilidade de competição e estresse nos animais mais submissos.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.