
As Instruções Normativas 76 e 77 dispõem sobre as etapas de produção do leite cru refrigerado, pasteurizado e do tipo A. Como objetivos, ambas buscam otimizar a produção de leite e melhorar a qualidade do leite, o que traz inúmeros benefícios ao produtor rural e ao consumidor, como aumento da rentabilidade da fazenda pecuária e melhora da reputação do produto no mercado.
Se você ainda tem dúvidas a respeito da IN76 e IN77, elas serão esclarecidas logo abaixo:
Como deve ser a interrupção e o retorno da coleta do leite?
A interrupção da coleta do leite deve durar cerca de cinco meses. Segundo a Instrução Normativa 76, a média da CPP (Contagem Padrão em Placas) vem dos resultados do CPP no mês corrente e nos dois meses anteriores. Para o retorno da coleta do leite, não é preciso fazer uma nova média da CPP. Basta analisar o resultado único, pela Rede de Laboratórios da Qualidade do Leite, para certificação da identificação e correção das causas da não conformidade.
Como deve ser a avaliação do Plano de Qualificação de Produtores?
O Plano de Qualificação de Produtores deve atender aos requisitos e às boas práticas determinados pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A avaliação do plano também depende de auditoria in loco feita pelos técnicos da Divisão de Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura (DPDAG-SFA), à qual a fazenda pecuária é vinculada, para atestar o cumprimento das normas.
Quem deve ser o responsável pela coleta do leite e qual a função da qualificação prevista na IN 77?
Qualquer funcionário da fazenda pecuária pode ser o responsável pela coleta, pelas rotas de leite e pela capacitação dos transportadores de forma contínua. O parágrafo único do artigo 44 da Instrução Normativa 77 determina que a capacitação dos técnicos tem como objetivo garantir que os colaboradores de campo estejam aptos a identificar os motivos da não conformidade.
Como deve ser a utilização dos tanques por imersão e tanques comunitários?
Apenas os tipos de tanques citados no artigo 14 da Instrução Normativa 77 são permitidos. Já os tanques por imersão direta estão proibidos e os tanques comunitários não podem ser usados para conservação do leite coletado a granel. Por isso, o leite deve ser transportado logo após a ordenha.
Por quanto tempo o leite cru refrigerado pode ser estocado no posto de refrigeração?
O posto de refrigeração é um posto de transição entre a fazenda pecuária e os estabelecimentos industriais. Por isso, o leite deve permanecer nesse posto o menor tempo possível, para atender aos parâmetros de qualidade dispostos no regulamento de identidade e qualidade da Instrução Normativa 76.
Como conseguir o certificado de granja leiteira?
Para conseguir o certificado de granja leiteira, a fazenda pecuária deve comprovar adesão ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, como garantia de ser uma propriedade livre dessas doenças.
Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:
Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77
Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77
Fonte: prodap.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.