WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de vitelos, uma alternativa para aumentar a renda do produtor de leite

Vitelos são bezerros alimentados exclusivamente com leite e/ou sucedâneos do leite, abatidos até as 20 semanas de idade

A EMBRAPA Gado de Leite tem procurado opções para aumentar a renda do produtor de leite e, dentre elas, o aproveitamento do bezerro leiteiro para produção de carne, tem se mostrado bastante interessante.

O custo de criação do bezerro é alto e os fazendeiros acreditam que o valor do bezerro à desmama não paga gastos com sua criação. Por isso, um número grande de produtores de leite preferem sacrificar ou vender para açougueiros, todos os machos nascidos em seu rebanho, logo após o nascimento. Quando mantidos, são criados de forma precária e muitos morrem. Os que sobrevivem, dificilmente apresentam condições para ser transformados num bom novilho de corte. Esta prática faz com que, no Brasil sejam desperdiçados, a cada ano, cerca de 380 mil toneladas de carne, o que representa um prejuízo da ordem de US$ 450 milhões.

Bezerros de raça leiteiras, dependendo da alimentação oferecida e da idade e peso ao abate, podem ser transformados em vitelos, novilhos super-precoces ou novilhos precoces, gerar lucros e aumentar a renda dos produtores de leite. Como o custo de produção desses animais é alto, o produtor que pretende iniciar nessa atividade deve saber executar as técnicas preconizadas pela Embrapa Gado de Leite, e conhecer o mercado de carnes, o comprador e o preço de venda do produto. É muito interessante, para o produtor, produzir casado, ou seja, o produto ser comercializado no mercado futuro, antes de estar terminado.


Os Vitelos

O mercado exige bezerros de boa conformação, apresentando cobertura fina de gordura.

Vitelos são bezerros alimentados exclusivamente com leite e/ou sucedâneos do leite, abatidos até as 20 semanas de idade, que apresentam carne clara e macia, quando comparado a outros tipos de carne bovina. A cor clara da carne é uma das principais preocupações durante o processo de produção, uma vez que este é o critério que define a qualidade e o preço no mercado. É determinada pela anemia instalada nos animais, em função de controle rigoroso do ferro na dieta.

O mercado exige bezerros de boa conformação, apresentando cobertura fina de gordura. Bezerros bem acabados terão um depósito razoável de gordura na inserção da cauda e cobrindo os músculos intercostais.

Os bezerros precisam ganhar, em média, mais que 900g por dia, com boa conversão alimentar. Nas semanas anteriores ao abate, os bezerros, normalmente, devem estar ganhando em torno de 1.300g por dia. Um bezerro de 90 kg deve estar pronto para o abate entre 6 a 8 semanas, enquanto aquele de 170 kg deverá ser vendido entre 16 e 18 semanas de idade. As carcaças produzidas apresentam, normalmente, elevado rendimento comercial, em torno de 60%.

 


Como Produzir Vitelos

Em convênio com o CPT - Centro de Produções Técnicas, a EMBRAPA Gado de Leite produziu um curso mostrando cada detalhe da "Produção de Vitelos"; está disponibilizando também um software que auxilia o produtor na análise da viabilidade econômica-financeira do empreendimento.


Oriel Fajardo de Campos
Pesquisadores da EMBRAPA
José Henrique Bruschi Gado de Leite
Rosane Scatamburlo Lizieire Pesquisadores de
Pedro Afonso Moreira Alves PESAGRO - RIO

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!