WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Produção de leite orgânico: qualidade do leite e segurança alimentar

Para garantir um leite saudável e de qualidade dentro dos padrões orgânicos de produção, a vaca deve ser criada de forma saudável, sem ingerir antibióticos ou hormônios

Produção Orgânica de Leite

 

A produção orgânica do leite deve seguir os padrões de qualidade exigidos pelos órgãos controladores, principalmente quanto à segurança alimentar. Para garantir um produto saudável e de qualidade, o manejo sanitário do bovino deve ser seguido à risca pelo pecuarista leiteiro. Afinal, o leite é um alimento muito propício à contaminação, principalmente durante a ordenha.

Oferta de um produto saudável

Segundo a professora Luana Barros, do Curso CPT Produção de Leite Orgânico, é imprescindível que o produtor de leite orgânico garanta que seu produto não coloque em risco a saúde do consumidor, pois uma das principais finalidades do Sistema Orgânico de Produção - SOP é oferecer produtos saudáveis.

A saúde deve ser considerada como um todo

No sistema orgânico de produção de leite, a saúde do consumidor, dos produtores e trabalhadores da fazenda leiteira, da vaca, dos insumos, da propriedade e do meio ambiente deve ser considerada como um todo.

O manejo da vaca deve respeitar o sistema orgânico de criação

O pecuarista leiteiro deve seguir os padrões do sistema orgânico de criação. A vaca deve ser criada de forma saudável, sem ingerir antibióticos, hormônios, vermífugos, estimulantes de apetite, ureia e aditivos químicos. O manejo deve ser feito sempre primando pela preservação ambiental e pelo bem-estar animal.

A Instrução Normativa 007/1999 detalha as normas de produção

Para isso, foi elaborada a Instrução Normativa 007/1999, que guia os produtores de leite orgânico, quanto às normas de produção, à tipificação, ao processamento, ao envase, à distribuição, à identificação e à certificação da qualidade para os produtos orgânicos. É importante que todo pecuarista leiteiro que segue esse sistema de produção conheça detalhadamente essas normas.

O selo de certificação garante que o leite é de fato orgânico

O leite orgânico produzido pelo pecuarista deve receber o selo de certificação de alimento orgânico. Por meio dele, o consumidor tem a certeza de que está comprando um produto livre de contaminação química, dentro dos padrões ecológicos de produção e segurança alimentar.

O leite orgânico possui alto valor agregado

Embora a produção de leite orgânico ainda seja pequena em relação à produção do leite tradicional, o mercado de alimentos orgânicos está em crescimento. Ainda poucas pessoas procuram pelo leite orgânico. Atualmente, os principais consumidores desse produto são os que possuem maior poder aquisitivo, são bem informados e têm consciência ecológica. Tudo isso faz com que o leite orgânico tenha alto valor agregado. Uma excelente notícia aos produtores de leite orgânico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Planeta Orgânico e Portal Agropecuário.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!