WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais raças bubalinas produzidas no Brasil

No Brasil, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos reconhece as seguintes raças bubalinas: Carabao, Murrah, Mediterrâneo e Jafarabadi. Todas bastante dóceis, o que facilita o seu manejo

Principais raças bubalinas produzidas no Brasil

 

Os búfalos são bovídeos, originários do Continente Euroasiático, criados para a produção de carne e leite. No Brasil, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos reconhecem as raças Carabao, Murrah, Mediterrâneo e Jafarabadi. Independente da raça, os bubalinos são dóceis, o que propicia o seu fácil manejo, bem como sua criação. Entretanto, não suporta o calor excessivo, preferindo regiões com açudes ou lagos, onde podem ficar submersos e, com isso, regular a sua temperatura corporal. Mas isso não é empecilho para se criar búfalos, pois sua criação gera lucro certo ao pecuarista que quiser investir no ramo.

Principais raças bubalinas

Carabao

O Carabao é uma raça de búfalos de dupla aptidão, ou seja, produz carne e leite. Tem sua origem na Indochina, sendo conhecido como “O Trator do Oriente”, por ser um bubalino muito resistente e forte. No Brasil, a região maior criadora do Carabao é o Pará, pois esta raça adapta-se muito bem a regiões pantanosas.

Este búfalo possui corpo robusto, com pelagem cinza escura, com algumas manchas, principalmente, na pata e no pescoço. Tem chifres longos e curvados para trás e olhos arredondados e negros. Já o crânio possui forma retilínia e suas orelhas são medianas e horizontais.

Murrah

O Murrah é uma raça de búfalos que possui como principal aptidão a produção de leite. Assim como o Carabao, sua constituição corpórea é robusta e firme. Este bubalino, que tem sua origem na Índia, é criado em diversas regiões do país, contanto que haja bastante água no local para que ele se refresque.

Este búfalo possui chifres pequenos e espiralados, localizados em um crânio retilíneo. Suas orelhas são pequenas e pendulosas e seus olhos negros, sendo mais salientes na fêmea que nos machos. Quanto à pelagem, o Murrah possui pelo e pele negros, assim como os chifres e cascos.

Mediterrâneo

O Mediterrânio tem sua origem na Itália, com dupla aptidão: produção de carne e leite. Assim como o Carabao e o Murrah, o Mediterrâneo é um bubalino bastante dócil, o que facilita seu manejo. Sua criação também está se expandindo por todo o Brasil.

Esta raça possui pelagem na coloração negra, assim como os cascos e os chifres, que são grandes, bastante grossos e longos, curvando-se para cima em forma de um semicírculo. O seu crânio possui forma convexa, com orelhas medianas e horizontais. Seus olhos são arredondados, com a cor negra, ligeiramente projetados para fora.

Jafarabadi

O Jafarabadi possui origem indiana, sendo um bubalino de dupla aptidão, produzindo carne e leite de boa qualidade. Sua criação, como a dos bubalinos citados acima, está tomando todo o território nacional e tende a se expandir ainda mais.

Este bubalino possui pelagem, pele, cascos e chifres negros. Estes são grossos e longos, voltados para baixo e para trás, e curvando-se para cima e para dentro. A forma craniana é ultraconvexa, com orelhas medianas, dispostas acima dos chifres. Quanto aos olhos, estes são negros e com forma elíptica.

Fonte:  Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.

Aprimore seus conhecimentos quanto aos bovídeos e acesse os Cursos CPT, das áreas Gado de Corte e Gado de Leite.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Patrícia Pimentel

20 de nov. de 2017

Vocês ainda tem esse vídeo sobre bubalinos?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov. de 2017

Olá, Patricia.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!