WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais plantas tóxicas que causam morte súbita em bovinos

A depender da quantidade consumida e do princípio tóxico de algumas plantas, os animais podem morrer em poucas horas

Bovino doente - imagem ilustrativa

Adilson Aguiar, professor do Curso CPT Produção de Leite em Pasto, destaca que um adequado controle alimentar é fundamental para a criação do gado de leite em pastagens de forma eficiente e, consequentemente, para se alcançar bons resultados, tanto na produção de carne quanto na produção de leite.

Esse controle é importante tanto para garantir que o gado esteja consumindo todos os nutrientes de que precisa de forma adequada e também para evitar que ele consoma plantas tóxicas, que podem causar sequelas nos animais e, em casos mais extremos, podem levar à morte.

Os danos causados à saúde do animal provocam perdas econômicas significativas para os pecuaristas. E, apesar de ser um problema muito comum na rotina desses profissionais, o problema das plantas tóxicas costuma ser negligenciado. Há mais de 100 espécies que acarretam a morte dos animais, a diminuição dos índices reprodutivos e queda na produtividade, seja ela de carne ou de leite.

O que define se uma planta é tóxica?

O que define se uma planta é tóxica ou não é o seu princípio tóxico, isto é, uma substância ou um conjunto de substâncias presentes na sua composição que, ao entrar em contato com o organismo do animal, causa a intoxicação. A gravidade desse problema varia de acordo com a substância ingerida, a quantidade, a natureza da substância e a via de introdução.

Principais tipos de intoxicação

Basicamente, há dois tipos de intoxicação:

- A intoxicação aguda, que ocorre quando o animal ingere uma planta ou algumas de suas partes que são tóxicas de forma acidental, manifestando sintomas mais brandos e rápidos.
- A intoxicação crônica, decorrente do consumo continuado, acidental ou proposital de espécies que causam problema mais graves nos bovinos.

Variação de toxicidade

É importante ressaltar que pode haver diferença de toxicidade em uma mesma espécie, visto que diversos fatores interferem nessa discrepância, como a época do ano, a fase de crescimento, o tipo de solo, entre outros. Ainda, diferentes variedades também podem apresentar níveis de toxicidade discrepantes.

Principais plantas tóxicas que causam morte súbita

- Erva-do-rato/Cafezinho

Essa é a principal planta tóxica encontrada aqui no Brasil, mesmo sendo um arbusto palatável. A sua ameaça se justifica pelos altos níveis de toxicidade presentes na planta, que produzem efeito cumulativo. Além das folhas, os frutos também são tóxicos, pois a planta possui em sua composição o ácido monofluoroacético. Vale ressaltar que o gado leiteiro nem precisa consumir uma grande quantidade para morrer subitamente: o animal morre quando o consumo ultrapassa a dose de 0,6g/kg do peso vivo.

- Gibata/chibata

Mais comum em estados da região Norte, a Arrabidaea bilabiata provoca diversos sintomas nos animais quase de forma imediata. Além de deixar os animais instáveis, eles apresentam tremores musculares, caem, fazem movimentos de pedalagem, mugem e acabam morrendo. Tem como princípio tóxico esteródes cárdio-ativos, com dose letal de 2,5g/kg do peso vivo do animal.

- Corona/Cipó-prata

A dose letal de consumo dessa planta tóxica é o dobro da planta anterior no período da seca, mas ainda assim é um valor muito pequeno e que qualquer animal pode consumir em pouco tempo no pasto. O princípio tóxico da corona são cromonas e ela é facilmente encontrada em várias regiões do país.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Produção de Leite em Pasto
Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo para Gado de Leite e Corte
Pastoreio Voisin para o Gado de Leite

Fontes: Educa Point – educapoint.com.br/blog/
Expressão Animal – expressaoanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!