WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Principais plantas tóxicas que causam morte súbita em bovinos

A depender da quantidade consumida e do princípio tóxico de algumas plantas, os animais podem morrer em poucas horas

Bovino doente - imagem ilustrativa

Adilson Aguiar, professor do Curso CPT Produção de Leite em Pasto, destaca que um adequado controle alimentar é fundamental para a criação do gado de leite em pastagens de forma eficiente e, consequentemente, para se alcançar bons resultados, tanto na produção de carne quanto na produção de leite.

Esse controle é importante tanto para garantir que o gado esteja consumindo todos os nutrientes de que precisa de forma adequada e também para evitar que ele consoma plantas tóxicas, que podem causar sequelas nos animais e, em casos mais extremos, podem levar à morte.

Os danos causados à saúde do animal provocam perdas econômicas significativas para os pecuaristas. E, apesar de ser um problema muito comum na rotina desses profissionais, o problema das plantas tóxicas costuma ser negligenciado. Há mais de 100 espécies que acarretam a morte dos animais, a diminuição dos índices reprodutivos e queda na produtividade, seja ela de carne ou de leite.

O que define se uma planta é tóxica?

O que define se uma planta é tóxica ou não é o seu princípio tóxico, isto é, uma substância ou um conjunto de substâncias presentes na sua composição que, ao entrar em contato com o organismo do animal, causa a intoxicação. A gravidade desse problema varia de acordo com a substância ingerida, a quantidade, a natureza da substância e a via de introdução.

Principais tipos de intoxicação

Basicamente, há dois tipos de intoxicação:

- A intoxicação aguda, que ocorre quando o animal ingere uma planta ou algumas de suas partes que são tóxicas de forma acidental, manifestando sintomas mais brandos e rápidos.
- A intoxicação crônica, decorrente do consumo continuado, acidental ou proposital de espécies que causam problema mais graves nos bovinos.

Variação de toxicidade

É importante ressaltar que pode haver diferença de toxicidade em uma mesma espécie, visto que diversos fatores interferem nessa discrepância, como a época do ano, a fase de crescimento, o tipo de solo, entre outros. Ainda, diferentes variedades também podem apresentar níveis de toxicidade discrepantes.

Principais plantas tóxicas que causam morte súbita

- Erva-do-rato/Cafezinho

Essa é a principal planta tóxica encontrada aqui no Brasil, mesmo sendo um arbusto palatável. A sua ameaça se justifica pelos altos níveis de toxicidade presentes na planta, que produzem efeito cumulativo. Além das folhas, os frutos também são tóxicos, pois a planta possui em sua composição o ácido monofluoroacético. Vale ressaltar que o gado leiteiro nem precisa consumir uma grande quantidade para morrer subitamente: o animal morre quando o consumo ultrapassa a dose de 0,6g/kg do peso vivo.

- Gibata/chibata

Mais comum em estados da região Norte, a Arrabidaea bilabiata provoca diversos sintomas nos animais quase de forma imediata. Além de deixar os animais instáveis, eles apresentam tremores musculares, caem, fazem movimentos de pedalagem, mugem e acabam morrendo. Tem como princípio tóxico esteródes cárdio-ativos, com dose letal de 2,5g/kg do peso vivo do animal.

- Corona/Cipó-prata

A dose letal de consumo dessa planta tóxica é o dobro da planta anterior no período da seca, mas ainda assim é um valor muito pequeno e que qualquer animal pode consumir em pouco tempo no pasto. O princípio tóxico da corona são cromonas e ela é facilmente encontrada em várias regiões do país.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Produção de Leite em Pasto
Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo para Gado de Leite e Corte
Pastoreio Voisin para o Gado de Leite

Fontes: Educa Point – educapoint.com.br/blog/
Expressão Animal – expressaoanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!