WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite da IN 77: o que é?

O objetivo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança para o consumidor

Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite da IN 77: o que é?   Artigos Cursos CPT

 

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite presente na IN 77 faz parte da gestão de qualidade e está incluído no autocontrole realizado pelo laticínio, portanto, sua elaboração, implantação e execução são de total responsabilidade do laticínio. Dessa forma, cabe ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e aos seus técnicos apenas acompanhar e fiscalizar a execução do Plano.

O objetivo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança para o consumidor”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.

Ele foi pensado como uma ferramenta de controle elaborado pelo laticínio ou pela cooperativa para auxiliar no desenvolvimento de seus fornecedores de leite. Esse plano é um dos capítulos do programa de autocontrole do laticínio ou cooperativa, e deve contemplar assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de seus fornecedores, com foco na gestão da propriedade e na implementação das boas práticas agropecuárias.

Desse modo, o plano deve cumprir cinco itens, a saber:


1. Diagnóstico da situação atual;
2. Objetivos do plano: o que, como e quando será feito;
3. Metas
4. Indicadores de gerenciamento;
5. Cronograma de execução com os fornecedores a serem atendidos.

É importante entender que os objetivos, metas, indicadores e cronograma são definidos a partir dos dados de diagnóstico inicial em conjunto com as informações técnicas disponíveis, sendo o diagnóstico, bem elaborado, a base para que todo o processo seja bem sucedido.

Esse diagnóstico mostrará o que o laticínio quer e qual política será adotada em relação aos seus fornecedores de leite. Assim, os objetivos do plano devem ser alinhados com a visão e missão do estabelecimento. A fiscalização cobrará do laticínio o que este estabelecer.

O plano de qualificação tem o objetivo maior de melhorar o desempenho da atividade leiteira como um todo, com implementação gradativa das boas práticas, por meio do desenvolvimento da capacidade gerencial dos produtores de leite.

Um erro comum nos projetos existentes, e que acarreta o insucesso do plano, é trabalhar pontualmente, por exemplo, somente baixando as taxas de CCS e CBT. É sempre interessante realizar um trabalho integrado, mesmo que seja básico. É fundamental trabalhar com os fornecedores de forma integrada, mesmo com aqueles que apresentam índice baixo, uma vez que a estrutura da propriedade desses produtores é desorganizada, sem registros e informações zootécnicas. Normalmente, é necessário trabalhar as outras ações, como aumento da produtividade, implementação de índices zootécnicos, entre outros, em conjunto com a melhoria da qualidade do leite.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!