WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Pecuária de leite? Entenda a IN 77 e sua importância!

A Instrução Normativa - IN 77 - tem o objetivo de melhorar a qualidade da pecuária de leite no país, inclusive para os pequenos produtores rurais

Pecuária de leite? Entenda a IN 77 e sua importância!   Artigos Cursos CPT

 

Se você trabalha ou pretende trabalhar com a pecuária de leite é muito importante que entenda a importância da IN77. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) publicou, em novembro de 2018, a Instrução Normativa IN 77 com o objetivo de melhorar a qualidade da pecuária de leite no país, inclusive para os pequenos produtores rurais”, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

A IN77 faz parte de um conjunto de medidas adotadas para a cadeia produtiva do leite que também inclui as instruções normativas 76 e 78. Trata da produção do leite cru refrigerado, do leite pasteurizado e do leite pasteurizado tipo A. São definidos critérios para obtenção de leite de qualidade que seja considerado seguro para o consumo. Esses critérios abrangem desde a organização da propriedade, instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos ordenhadores, além do controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

O critério de qualidade da instrução normativa inclui o valor máximo para a contagem de bactérias torais (CBT) e de células somáticas (CCS) por mL de leite.

Afinal, por que é importante atender à IN 77?


O manejo simples e bem feito permite atingir os parâmetros de qualidade estabelecidos pela instrução normativa e reduzir custos na produção. No que diz respeito à responsabilidade social, a IN 77 reza que para um manejo bem feito, devemos levar em consideração que o leite é um produto para consumo humano, por isso, a qualidade é fundamental. O leite deve ser livre de resíduos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios.

Lesgislativamente, o não cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela instrução normativa pode resultar em multa, em impedimento ou interrupção do fornecimento de leite.

Para atingir as metas da normativa é necessário que o produtor rural faça alterações simples, mas importantes no manejo da produção leiteira. Esta não é uma tarefa difícil, nem mesmo onerosa e, tampouco, exige instalações ou maquinário sofisticado. Os cuidados se iniciam com a implantação da rotina pré-ordenha com a higienização correta dos equipamentos para atender os índices máximos de CCS e CBT.

Também é necessário atentar para o manejo da ordenha propriamente dita e os cuidados pós-ordenha, incluindo cuidados para com o tanque de resfriamento de leite.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Clínica ou subclínica? Qual forma a mastite se apresenta mais?
Mastite? 3 testes para identificá-la em seu rebanho

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!