WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pecuária de leite? Entenda a IN 77 e sua importância!

A Instrução Normativa - IN 77 - tem o objetivo de melhorar a qualidade da pecuária de leite no país, inclusive para os pequenos produtores rurais

Pecuária de leite? Entenda a IN 77 e sua importância!   Artigos Cursos CPT

 

Se você trabalha ou pretende trabalhar com a pecuária de leite é muito importante que entenda a importância da IN77. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) publicou, em novembro de 2018, a Instrução Normativa IN 77 com o objetivo de melhorar a qualidade da pecuária de leite no país, inclusive para os pequenos produtores rurais”, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

A IN77 faz parte de um conjunto de medidas adotadas para a cadeia produtiva do leite que também inclui as instruções normativas 76 e 78. Trata da produção do leite cru refrigerado, do leite pasteurizado e do leite pasteurizado tipo A. São definidos critérios para obtenção de leite de qualidade que seja considerado seguro para o consumo. Esses critérios abrangem desde a organização da propriedade, instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos ordenhadores, além do controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

O critério de qualidade da instrução normativa inclui o valor máximo para a contagem de bactérias torais (CBT) e de células somáticas (CCS) por mL de leite.

Afinal, por que é importante atender à IN 77?


O manejo simples e bem feito permite atingir os parâmetros de qualidade estabelecidos pela instrução normativa e reduzir custos na produção. No que diz respeito à responsabilidade social, a IN 77 reza que para um manejo bem feito, devemos levar em consideração que o leite é um produto para consumo humano, por isso, a qualidade é fundamental. O leite deve ser livre de resíduos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios.

Lesgislativamente, o não cumprimento dos parâmetros estabelecidos pela instrução normativa pode resultar em multa, em impedimento ou interrupção do fornecimento de leite.

Para atingir as metas da normativa é necessário que o produtor rural faça alterações simples, mas importantes no manejo da produção leiteira. Esta não é uma tarefa difícil, nem mesmo onerosa e, tampouco, exige instalações ou maquinário sofisticado. Os cuidados se iniciam com a implantação da rotina pré-ordenha com a higienização correta dos equipamentos para atender os índices máximos de CCS e CBT.

Também é necessário atentar para o manejo da ordenha propriamente dita e os cuidados pós-ordenha, incluindo cuidados para com o tanque de resfriamento de leite.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Clínica ou subclínica? Qual forma a mastite se apresenta mais?
Mastite? 3 testes para identificá-la em seu rebanho

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!