WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ordenha é uma das atividades mais importantes da pecuária leiteira

A ordenha deve ser conduzida com cuidados higiênicos, em um ambiente calmo e confortável, de modo que favoreça o máximo de produção pelos animais

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2041/m-ordenha-manual.jpg

É por meio da ordenha que se obtém o maior retorno do investimento realizado.

O esforço e os gastos do produtor de leite serão bem ou mal remunerados em função da qualidade do leite produzido. Dessa forma, a ordenha deve ser vista como uma das atividades que exigem maiores cuidados e atenção no trabalho geral da fazenda. Os gastos devem ser encarados como investimentos, pois tem sido demonstrado que a adoção de um programa adequado para a produção higiênica do leite traz um retorno de até cinco unidades monetárias para cada unidade investida. O que resulta em benéficos como aumento da produção, pois vacas sadias produzem mais; melhor qualidade do leite; e menores gastos com medicamentos, mão-de-obra e assistência veterinária.

Portanto, a ordenha é uma das atividades mais importantes da pecuária leiteira. É por meio dela que se obtém o maior retorno do investimento realizado. A produção de leite de uma vaca depende não só da alimentação, sanidade, desempenho reprodutivo e potencial genético, mas também do modo como ela é ordenhada.

A ordenha deve ser conduzida com cuidados higiênicos, em um ambiente calmo e confortável, de modo que favoreça o máximo de produção pelos animais. Dessa forma, eles utilizam todo seu potencial genético e justificam os investimentos em alimentação, manejo e outros cuidados que lhes forem dispensados.

As práticas higiênicas durante a ordenha são importantes para que o leite mantenha sua qualidade e não perca seu valor por contaminação, seja por microrganismos, presentes no úbere do animal, seja por aqueles provenientes do ambiente ou das mãos do ordenhador. A falta de higiene facilita a sua penetração pelo canal da teta, causando infecção da glândula mamária. Para evitá-la, é necessário fazer a desinfecção das tetas com solução desinfetante apropriada. As instalações devem ser adequadas ao número de vacas, facilitando a movimentação delas. A construção deve ser feita de modo a facilitar as tarefas de limpeza, como a retirada de fezes e urina. O melhor local é em terreno permeável, com bom escoamento das águas, e longe de fontes de mau cheiro. É necessário, também, uma cobertura apropriada, para proteger contra a poeira e os raios solares. A água deve ser abundante e de boa qualidade.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2041/m-ordenha-manual-.jpg

As práticas higiênicas durante a ordenha são importantes para que o leite mantenha sua qualidade e não perca seu valor por contaminação.

Com o objetivo de apresentar uma série de práticas na ordenha manual, preconizadas pela Embrapa Gado de Leite, que levam a uma melhora significativa da qualidade do leite por meio do aumento da higiene e do controle da saúde do animal, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Ordenha Manual – Como Coletar e Armazenar Leite de Qualidade”, abordando assuntos como: a avaliação da qualidade do leite, técnicas de ordenha, controle da mastite e armazenamento correto do leite. No mesmo você receberá informações do economista Armando Carvalho e do médico veterinário Antonio Cândido Ribeiro, técnicos da Embrapa Gado de Leite.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O leite é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos. A preocupação com a preservação de sua qualidade deve começar mesmo antes da ordenha, com os cuidados sanitários do rebanho e os cuidados higiênicos dispensados ao local e aos equipamentos de ordenha. Deve ser lembrado, ainda, o papel preponderante exercido pelas pessoas envolvidas na atividade. Por isso, a preservação da qualidade higiênica do leite deve ser encarada sob risco permanente.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?