
Você, pecuarista, sabia que muitas das mortes de bovinos adultos no Brasil é causada por plantas tóxicas? Pois, acredite, é verdade! Inclusive, na maioria dos casos, elas são responsáveis pela morte de mais de um animal ao mesmo tempo, têm evolução superaguda ou aguda, e afetam geralmente os animais em melhor estado nutricional, explica Pacífico Antônio Diniz Belém, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega.
Essa informação é comprovada cientificamente? Sim, é! Aos renomados pesquisadores Carlos Hubinger Tokarnia (UFFRJ) e Jürgen Döbereiner (EMBRAPA/RJ) pode ser creditada a maioria dos conhecimentos hoje disponíveis sobre plantas tóxicas do Brasil.
Há mais de 35 anos eles vêm visitando propriedades rurais, em diversas regiões do país, onde ocorrem perdas de bovinos decorrentes da ingestão de plantas tóxicas e, em seguida, conduzindo suas pesquisas.
Eles levantaram informações, colheram diversas plantas suspeitas e realizaram experimentos buscando comprovar a toxidez de cada uma delas, o que resultou no estabelecimento de diversos conceitos sobre o assunto e a metodologia de ensino deste capítulo da toxicologia veterinária nas universidades brasileiras.
Segundo os Doutores Tokarnia e Döbereiner, a falta de definição de que seja planta tóxica, do ponto de vista da pecuária, fez com que, no Brasil, inúmeras plantas fossem indevidamente incluídas nesta categoria.
Planta tóxica, do ponto de vista da pecuária, é toda aquela que, uma vez ingerida pelos animais, sob condições naturais e em doses suficientes, causa danos à saúde deles ou a morte.
No Brasil, atualmente, são conhecidas mais de 50 plantas de interesse toxicológico para bovinos. Como toda a flora do país, as plantas tóxicas têm distribuição geográfica regionalizada e cada uma possui um nome escrito em latim, tal como um nome de registro civil (nome científico), pelo qual é conhecida em todo o mundo. Os nomes vulgares, que poderiam ser comparados a apelidos, podem variar de uma região para outra.

Foto: Plantas tóxicas do Brasil de interesse agropecuário
Há, ainda, algumas plantas tóxicas de menor importância para bovinos que às vezes estão associadas a casos de intoxicação natural. Em geral, essas plantas são citadas em publicações diversas como capazes de produzir intoxicações naturais em circunstâncias específicas, mas na atualidade praticamente não tem havido menção a casos de intoxicação por elas.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.