WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que causa a mastite bovina?

O termo mastite refere-se à inflamação das glândulas mamárias, qualquer que seja a causa

O que causa a mastite bovina?

 

O termo mastite refere-se à inflamação das glândulas mamárias, qualquer que seja a causa. Caracteriza-se por alterações físicas, químicas e geralmente bacteriológicas do leite, e por alterações patológicas do tecido glandular (BLOOD e HENDERSON, 1974).

Além desses patógenos, fungos, leveduras, algas e vírus também podem estar envolvidos na etiologia da doença, porém, a ocorrência é baixa (PHILPOT E NICKERSON, 1991).


De acordo com o Professor José Renaldi Feitosa Brito, do Curso CPT Prevenção e Controle da Mastite, "além dos agentes infecciosos que causam a mastite, a doença esta associada a outros fatores, conhecidos como fatores predisponentes". São eles:


Traumatismos – ferimentos ou úlceras nas tetas e úbere causados por cercas de arame, ramos e galhos secos, camas duras, madeira e pregos, cânulas inadequadas etc., são portas de entrada dos microrganismos no canal
da teta.

Deficiência na higiene do úbere, ordenhadeira mecânica, instalações, ordenhador e utensílios utilizados na ordenha. Mãos do ordenhador devem estar sempre limpas e as unhas cortadas, os estábulos e abrigos devem estar sempre limpos e desinfetados, isentos de moscas e de objetos contaminados. Onde uma vaca doente pode largar microrganismos, outra sadia pode encostar o úbere e se contaminar.

Instalações construídas em local úmido, sem ação dos raios solares e sem ventilação, como também camas sujas e úmidas.

Idade das vacas, geralmente, as vacas mais velhas são mais propensas à infecção por relaxamento do esfíncter e perda da camada protetora de queratina. A mastite é mais comum em vacas de 7 a 9 anos.

Presença de leite residual como resultado de ordenha incompleta. Após a decida do leite, a vaca deve ser ordenhada rapidamente, pois a pressão interna dura 7 min, e se esse tempo é ultrapassado, não há ordenha total e o leite residual, que permanece no úbere, favorece o desenvolvimento de bactérias.

Fatores ligados à ordenhadeira mecânica, incluindo falhas na manutenção ou mau funcionamento do sistema de vácuo, dos pulsadores e peças de borrachas gastas, apresentando rachaduras etc.

Alimentação mal equilibrada. O criador deve oferecer à vaca uma alimentação de boa qualidade, saudável e balanceada. Nunca forçar o animal a ingerir excesso de proteína, o que, além de ser antieconômico, pode agravar as mastites, pois há tendência a aumentar o volume do úbere com distensão da pele da região. A alimentação deficiente em vitamina A, por diminuir a capacidade defensiva dos epitélios que revestem o sistema vascular e cavitário do úbere.

Outras doenças como brucelose, tuberculose, leptospirose, leucose, metrite, varíola e pseudovaríola.

Conformação do úbere ou das tetas como esfíncter das tetas em chuveirinho, úbere pêndulo.
(FURLONG, 1994; BATTISTON, 1995)


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Manoel Sousa Gonçalves

9 de mar. de 2023

Muito bom esse curso, pois aumenta os conhecimentos dos donos com dos trabalhadores com bovinos, também para aumentar os conhecimentos dos técnicos em agropecuária e agricolas.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de out. de 2023


Olá, Manoel Sousa Gonçalves! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?