
Você é pecuarista ou profissional da área e tem dúvidas sobre os males provocados pelo estresse térmico em vacas prenhes? Acredite, você está no lugar certo. Leia essa matéria até o final e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto e para começar a nossa resenha, sim, o estresse térmico prejudica vacas em pré-parto. Sabe por quê?
“O estresse térmico é o principal fator de prejuízo de produção, pois ele provoca o aumento da mantença, sendo que as vacas já estão com alta exigência para a colostrogênese e para a gestação”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.
E não é só isso. Associado ao aumento de exigências de mantença, o estresse térmico também leva à redução do consumo, sendo necessária a preocupação também com a quantidade de matéria seca e não apenas com o percentual de ingestão.
Se acabou? Não, ainda não! O estresse térmico também produz efeito cumulativo no pós-parto, refletindo na redução da produção de leite da vaca que sofreu o estresse, das suas filhas gestadas sob o estresse e até das suas netas. Portanto, o estresse térmico causa efeito negativo na vaca, no bezerro e em todo o sistema, pois vai comprometer a produtividade e a eficiência alimentar, trazendo aumento de custos para o sistema de produção.
O que fazer, então, para evitar tamanho prejuízo causado pelo estresse térmico em vacas prenhes? Pois bem, vamos lá! Como alternativas para evitar e/ou diminuir o estresse térmico em uma propriedade, recomenda-se o adequado controle de temperatura ambiental através de ventilação e aspersão.
E como saber se deu certo? Isso é simples. O percentual de vacas que permanecem deitadas dentro da propriedade é um indicativo de conforto. Assim, quanto maior o número de vacas deitadas ou consumindo alimento, melhor está o conforto dos animais.
Gostou das nossas dicas? Leia a(s) matéria(s) abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
- Lipídios na alimentação de vacas em lactação. Sim ou não? Muito ou pouco?
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.