WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O controle de parasitoses no rebanho leiteiro de acordo com a IN 77

Quando não controlados, esses agentes comprometem a produtividade e a qualidade, não somente do leite, mas do couro e da carne, dificultado a comercialização do produto final

O controle de parasitoses no rebanho leiteiro de acordo com a IN 77   Artigos Cursos CPT

 


De acordo com a IN 77, para o controle de parasitoses no rebanho leiteiro a adoção de boas práticas no manejo sanitário é essencial, pois independente do tamanho do rebanho, a ocorrência de parasitas pode comprometer o desempenho da atividade.

Quando não controlados, esses agentes comprometem a produtividade e a qualidade, não somente do leite, mas do couro e da carne, dificultado a comercialização do produto final”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.

Em algumas regiões do Brasil, o manejo sanitário ainda é feito sem critério técnico e científico. Uma barreira para essa mudança ainda é a preocupação com o quanto custa a manutenção sanitária, e não com o quanto se ganha com um rebanho saudável. Como os programas sanitários invariavelmente elevam as despesas na produção e não mostram os resultados de imediato, alguns produtores preferem realizar um tratamento curativo e emergencial de casos individuais, em detrimento as práticas preventivas. O tratamento curativo ou emergencial causa prejuízo tanto na saúde dos animais, quanto na rentabilidade do seu negócio.

O manejo sanitário em bovinocultura leiteira tem grande importância, sendo seu principal objetivo a manutenção da saúde dos animais, aliado a um contínuo aumento da produção e à garantia de um produto de qualidade ao homem.

O controle da saúde e produção animal de um rebanho deve ter uma base sólida, permitindo que o desempenho atual dos animais seja analisado e que se possa identificar imediatamente, mesmo que pequenas quedas na produção, o aumento da incidência de doenças. Essa dinâmica permite que os problemas possam ser identificados no menor tempo possível, propiciando, assim, uma medida apropriada, melhorando a saúde dos animais e, consequentemente, o lucro.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!