
De acordo com Juliano Ricardo Resende, Professor do Curso CPT Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento, “Uma dieta é formulada de forma que os animais possam ter à disposição todos os nutrientes necessários para sua mantença e a produção proposta".
Os nutrientes presentes nos alimentos podem ser divididos em macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), conforme descrito a seguir:
I- Proteínas
Estão presentes em todas as células e são formadas por aminoácidos interligados por ligações peptídicas. Os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo do animal são chamados de essenciais. Eles são necessários para o funcionamento do organismo do animal e devem estar contidos na dieta.
II- Carboidratos
Também são chamados de glicídios e são formados por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O2), cuja fórmula geral é CHO2. São exemplo de carboidratos: amido, celulose, hemicelulose, açúcares simples (di e monossacarídeos), sacarose, lactose, celobiose, glicose, frutose, manose, galactose etc.
III- Lipídeos
É um conjunto de substâncias químicas com alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Os ácidos graxos fazem parte do grupo mais abundante de lipídeos nos seres vivos e também podem ser classificados como saturados ou insaturados.
IV- Vitaminas
São essenciais a diversas reações metabólicas do organismo. São encontradas em pequenas quantidades em alimentos naturais. O consumo insuficiente ou exagerado de certas vitaminas pode ocasionar distúrbios nutricionais.
V- Minerais
São elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo. São classificados em dois grandes grupos:
-> Macrominerais: Ca, P, Mg, Na, Cl, S, K.
-> Microminerais: Co, Cu, Fe, I, Mn, Zn, Mo, Se, F.
Os microminerais são utilizados pelo organismo animal em menores quantidades e estão relacionados ao crescimento dos tecidos, funções reprodutivas, sinergia no aproveitamento de outros nutrientes etc. Os macrominerais são aqueles mais requeridos pelos animais.
Como regra básica, é importante lembrar que a relação Ca:P na dieta de bovinos leiteiros deve ser de 2:1 a 7:1, para evitar problemas metabólicos, afinal são os principais constituintes dos ossos. As forragens podem ser boas fontes de cálcio, especialmente as leguminosas. Os grãos de cereais costumam ter maiores teores de P e K.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Pecuária de leite? Conheça as exigências nutricionais das vacas
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.