WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Não vacinei meu gado contra Brucelose. Posso fornecer leite ao laticínio?

Não. Os criadores de gado leiteiro só poderão fornecer leite ao laticínio mediante regularidade da vacinação do rebanho contra brucelose, caso contrário, o fornecimento será interrompido

Não vacinei meu gado contra Brucelose, posso fornecer leite ao laticínio?   Artigos Cursos CPT

 

Os criadores de gado leiteiro só poderão fornecer leite ao laticínio mediante regularidade da vacinação do rebanho contra brucelose, caso contrário, o fornecimento será interrompido, além de estar sujeito a multas pelos órgãos de fiscalização do Estado. Para se ter ideia da grandeza dos prejuízos, pesquisas têm mostrado que a brucelose pode ser responsável pela queda de até 25% da produção de leite, e pela redução da produção de bezerros.

Embora subestimada, a Brucelose caracteriza-se como uma das mais importantes zoonoses bacterianas, com diversos casos novos em humanos, reconhecidos anualmente, sendo a América do Sul considerada hiperendêmica”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, do Curso CPT Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77.

Uma das principias formas de transmissão da brucelose para o homem é através do consumo de leite e derivados crus, bem como do consumo de carne crua proveniente de animais infectados. No caso de médicos veterinários e colaboradores que lidam diretamente com os animais, o rico de infecção é muito maior, o que pode ocorrer por meio do contato com o agente infeccioso.

A bactéria alcança sua maior concentração no conteúdo do útero, no feto e nas membranas fetais, que devem ser consideradas como as maiores fontes de infecção. Gotículas de leite ou sangue e urina de animais contaminados já são suficientes para transmitir a bactéria da brucelose para o homem, bastando apenas que ela encontre uma porta de entrada, como uma lesão na pele; mucosa, como a da boca, do nariz e do olho; e até mesmo por meio da administração da vacina B19, que é patogênica para o homem.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O que diz a IN77 sobre o armazenamento do leite na propriedade?
- Afinal, qual é o objetivo da IN 77?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!