Cursos da Área Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Ordenha Mecânica Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 29Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal 2Produção Orgânica de Leite Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Leite - fatores que influenciam na acidez

Leite - fatores que influenciam na acidez

 

A acidez do leite pode ser avaliada por meio da determinação do pH em aparelhos apropriados, ou por métodos de titulação. Neste caso, a acidez é expressa em graus Dornic (ºD). A legislação brasileira considera normal o leite que apresenta acidez titulável entre 15 e 18ºD.

O leite fresco normal não contém ácidos, mesmo assim ele apresenta uma acidez detectável pela técnica da titulação. Isto indica que a substância química usada na técnica de titulação combina com algumas substâncias presentes no leite fresco e lhe confere esta acidez “aparente”.

As substâncias responsáveis pela acidez “aparente” são: os fosfatos e citratos (minerais), a caseína e albumina (proteínas) e o gás carbônico (CO2) dissolvido. Amostras de leite com acidez titulável mais elevada (dentro da faixa normal) podem apresentar, em média, teores de proteína e minerais maiores do que aquelas com valores menores.

A acidez “aparente” não deve ser confundida com a causada pelo crescimento de bactérias, designada “acidez real ou verdadeira”.

A acidez que causa problemas à indústria de processamento é a que resulta da ação de bactérias, que se multiplicam no leite e desdobram a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico.

Durante a fermentação da lactose pelas bactérias, ocorre a formação de outras substâncias que dão origem ao sabor e ao aroma característicos do leite azedo. Para o desenvolvimento dessa acidez, influem os cuidados higiênicos adotados durante e após a ordenha, especialmente as condições de conservação e temperatura.

Quando o leite é mantido sob temperatura baixa (de 2 a 4ºC), a possibilidade de multiplicação das bactérias capazes de transformar a lactose em ácido láctico é reduzida.

Fatores que influenciam na acidez do leite

Raça

Algumas raças, como a Jersey, produzem leite com acidez aparente mais elevada, em decorrência da maior riqueza na sua composição.

Período de lactação

O colostro possui acidez elevada, podendo chegar a 31ºD e, em alguns casos, até 44ºD. Após quatro a seis dias de lactação, a acidez é normalizada, permanecendo constante até o final da lactação, embora possa haver variação individual entre animais.

Alimentação

Não há comprovação de que a alimentação influa na acidez do leite.

Mastite

A composição do leite do úbere mastítico é alterada, com tendência ao aumento dos componentes provenientes do sangue. O conteúdo de sódio no sangue é maior do que o de potássio. O pH do sangue é de 7,3 a 7,5 e o teor de cálcio é menor do que o do leite. O leite de vacas com mastite possui maior teor de sódio e menores teores de cálcio, fósforo e potássio; o pH tende a ficar alcalino e, portanto, com menor acidez titulável.

Desnate

O desnate ou a adição de leite desnatado não alteram a acidez.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos da área Gado de Leite, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre as novas exigências para a produção de leite:

Cor, viscosidade, densidade e acidez

Mudanças no sabor

Contaminação por microrganismos

Qualidade higiênica do leite cru

10 recomendações para produzir leite de qualidade

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Tayna

11 de jun de 2019

Bom dia, Uma vaca está com leite ácido. Posso dar calcário calcítico para diminuir a acidez?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jun de 2019

Olá Tayna,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

No caso de acidez no leite, o ideal é que procure um médico veterinário, para que ele possa realizar o diagnóstico correto do que pode estar ocasionando esta acidez, além de indicar o melhor tratamento para o problema.

Atenciosamente,
VIctor Sampaio

Isabely

4 de jun de 2019

O meu queijo coalho está ficando um pouco amargo. O que será que está acontecendo?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jun de 2019

Olá Isabely,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O que pode está causando o amargor em seus queijos, é qualidade do leite ou a quantidade de coalho utilizada no processo de fabricação.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Franci Gomes Soares

18 de mai de 2019

Bom dia Tem um produtor que começou a entregar leite em meu tanque ha poucos dias. Após ele iniciar a entrega, o leite começou a dar acidez. Ele acha que pode ter sido um sal mineral diferente que foi usado, ou muito cipó nas pastagem dele. Esses item podem influenciar em alterações de acidez?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2019

Olá Franci Gomes Soares,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A principio, a alimentação não é capaz de influenciar na acidez do leite. O que vocês podem verificar é como está sendo feito o manejo desse leite e do rebanho, para verificar sanidade do rebanho e das etapas de retirada de leite estão de acordo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Vitor Mattar frança

20 de abr de 2019

Muito boa informação Gostaria de saber como consigo material para saber acidez do leite.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de abr de 2019

Olá Vitor Mattar França,

Ficamos felizes em saber que você gostou da nossa matéria.

Para saber se o leite está com problemas de acidez, você deve utilizar produtos específicos para teste de pH, que é o responsável pela determinação da acidez. Você encontra tais produtos em casas agropecuárias.

Porém, como sabemos, o manejo do rebanho é fundamental para evitar o problema de acidez no leite, e para te ajudar a ter uma produção de qualidade, temos diversos cursos que ensinam como deve ser tal manejo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos da área gado de leite.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Atair de santana

28 de fev de 2019

Pode -se adicionar bicarbonato de sódio ao leite para atenuar a acidez?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de mar de 2019

Olá, Atair!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

LUCILENE DOS SANTOS PEPE

12 de fev de 2019

Olá estamos com problema de acidez no leite já perdemos 600 litros de leite não passa no teste do caminhão.o que fazermos

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de fev de 2019

Olá Lucilene,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. São vários fatores que influenciam na ácidez do leite, desde a limpeza do local até problemas com mastite. Sugiro uma consulta com um veterinário, para evitar mais perdas.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

angela ribeiro

21 de jan de 2019

Conteudo esclarecedor e objetivo

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jan de 2019

Olá Angela,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

María Ivani Pedrosa Cassiano

5 de dez de 2018

Custaria de parabenizar pela matéria, adoro fazer cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de dez de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Jair

12 de set de 2018

Boa tarde, trabalho numa empresa de doce de leite, e como ja se sabe a acidez é fator importante a ser controlado, usa-se o bicarbonato de sódio para abaixar a acidez do leite para se obter uma boa qualidade do doce, e aqui como em nas maiorias das industrias colocava-se o bicarbonato antes do aquecimento do leite como o recomendado em varias literaturas. O que estava acontecendo é estavamos sofrendo muito com a qualidade do nosso doce que oscilava muito, com fermentações, microorganismo, e sabor. Com isso alguns testes foram feitos, e quando começamos a colocar o bicarbonato após o doce leite ferver nossos problemas praticamente acabaram e a qualidade do doce se manteve totalemente padronizada, queria entender o que do bicarbonato ser adicionado após os fervimento do leite trouxe essas consequencias como se ele agisse melhor

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2018

Olá Jair,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Como você mesmo citou, na literatura a recomendação é utilizar antes da fervura do leite, desconheço uma explicação para este fato, de sua receita ter melhor qualidade com a adição posteior a fervura. Você pode consultar um técnico em laticíneos para esclarecer as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

 

Thiago Henrique

11 de set de 2018

Boa noite, minha duvida ainda persiste no leite com dornic a baixo de 14. Sou produtor de leite e meu leite vem dando sempre dornic baixa pelas analises da cooperativa, Só um detalhe meu ultimo teste efetuado pela clinica do leite constou CCS de 58 e CBT de 6, toda vez que o carreteiro coleta o leite ele realiza o teste com alizarol. Sou muito rígido na limpeza e no controle da mastite, a qual controlo com tratamento homeopático. Esta °D baixa pode ser algum problema nutricional também???

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2018

Olá Thiago,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. É possivél sim, vocẽ precisa investigar.

Fatores não higiênicos que afetam a acidez do leite: raça, polimorfismo das proteínas, produção de
leite, estágio da lactação, momento da ordenha, intervalo da ordenha, nutrição, sanidade, stress calórico,
diluição do leite.

Leia mais clicando aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Cursos Relacionados

Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite

Com Prof. Dr. Henrique Bruschi e Prof. Dr. Rui da Silva

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Bezerras de Raças Leiteiras  - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento

Com Prof. Oriel Fajardo e Prof.ª Dra. Rosane Scatamburlo

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte

Com Prof. Gilmar Ferreira

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras

Com Prof.ª Beatriz Lopes

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção de Leite em Pasto Curso Produção de Leite em Pasto

Com Prof. Adilson Aguiar

R$ 498,00 à vista ou em até 12x de R$ 41,50 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Ordenha Mecânica Curso Ordenha Mecânica

Com Prof. Juliano Resende

R$ 560,00 à vista ou em até 12x de R$ 46,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Gado de Leite

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade