WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Leite a pasto - identificação dos animais e escrituração zootécnica

Em um rebanho grande é preciso utilizar ferramentas adequadas de gerenciamento, para que seja possível alcançar bons resultados

Produção de Leite a Pasto

 

A escrituração zootécnica envolve a identificação individual dos animais por meio de numeração e o registro de ocorrências produtivas e reprodutivas. Os dados produtivos registrados são: peso, produção de leite e duração da lactação. Já os dados reprodutivos registrados são: parto, identificação da cria e inseminação artificial e ou cobrições.

Os animais, ao nascerem, recebem algum tipo de identificação, geralmente na forma de brincos numerados, onde consta o número do animal. É feito um registro aberto no software de gerenciamento do rebanho, utilizando essa numeração como identificador.

A equipe de manejo utiliza, nas anotações rotineiras dos dados solicitados, cadernetas ou relatórios de campo. Nessas cadernetas, vaqueiros e ordenhadores registram a ocorrência de partos, de doenças e mortes, de cios e inseminações. Essas anotações feitas em campo devem ser fidedignas e disciplinadas, de forma que os dados obtidos sejam confiáveis. Para tanto, a equipe deverá estar comprometida e consciente.

A identificação individual dos animais pode ser feita utilizando números sequencias ou códigos que incluam o ano de nascimento do animal, a numeração da genitora e um número individual. Qualquer que seja o padrão de identificação adotado, ele deve ser único para cada animal, acompanhando-o por toda sua vida. A forma mais comum de identificação é feita  com brincos plásticos, que oferecem fácil visualização.

De acordo com o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, do Curso CPT Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto, a escrituração zootécnica e os índices de registros produtivos do rebanho são importantíssimos para uma tomada de decisão eficaz.

Por: Ana Carolina dos Santos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!