
A utilização de insumos em uma fazenda segue uma lei chamada Lei dos Rendimentos, ou seja, todo incremento de insumo resultará na elevação da produção até determinado nível, então, começará a cair até que sua utilização no processo produtivo se torna inviável,explica Prof. Marcelo Carvalho de Souza, do Curso CPT Gestão Econômica e Financeira na Pecuária Leiteira.
De acordo com a Lei dos Rendimentos
Se a quantidade de um recurso for aumentada em quantidades iguais por unidade de tempo, enquanto a de outros recursos permanece constante, a quantidade total do produto aumentará, mas, além de certo ponto, o acréscimo resultante no produto tornar-se-á cada vez menor, até atingir um máximo a partir do qual passará a decrescer. Entender a Lei dos Rendimentos permite identificar até onde é viável utilizar determinado insumo em busca do aumento da produção na fazenda leiteira. Observando o gráfico abaixo é possível entender como funciona essa relação econômica.
Lei dos rendimentos

Analisando esse gráfico, é possível verificar que, enquanto se está aumentando a produção, ou seja, colocando uma unidade de insumo, o resultado é mais que uma unidade do produto e obtém-se uma resposta > 1, o que significa que a produção pode ser incrementada até chegar ao ponto da Lei dos Rendimentos decrescentes.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Gestão econômica e financeira na atividade leiteira
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.