WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Alimentação de Vacas Leiteiras em Pasto e em Confinamento Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Produção de Leite em Pasto Curso Prevenção e Controle de Mastite Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite Curso Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto Curso Como Produzir Mais Leite e Mais Bezerras Curso Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite Curso Cana Ureia - Alimento de Baixo Custo para Bovinos Curso Sistema Superintensivo de Produção de Leite em Pasto Curso Ordenha Mecânica Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Produção de Leite em Confinamento Curso Controle de Carrapato, Berne e Mosca-dos-Chifres Curso Recria de Novilhas para Produção de Leite Curso Formação e Manejo de Capineira Curso Sistemas Silvipastoris - Consórcio de Árvores e Pastagens Curso Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte Curso Pastejo Rotativo em Capim-Elefante Curso Manejo Homeopático para Gado de Leite Curso Produção de Leite Orgânico Curso Pastoreio Voisin para Gado de Leite Curso Manejo Sanitário de Bovinos para Produção Orgânica de Leite Curso Vacas Meio-Sangue para Produção de Leite Curso Avaliação, Julgamento e Preparo de Vacas Leiteiras para Eventos Curso Produção de Vitelos Áreas Afins 30Gado de Corte 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Informações importantes sobre o aleitamento de bezerras

O leite é essencial para a alimentação das bezerras e deve ser fornecido da melhor forma possível

Bezerra mamando - imagem ilustrativa

Oriel Fajardo, professor do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras – Do Nascimento ao Desaleitamento, destaca que a criação de bezerras na fase compreendida do nascimento ao desaleitamento exige prática de manejo eficientes e muitos cuidados por parte do pecuarista, para que elas possam se desenvolver da forma adequada.

Ainda ressalta que os primeiros 28 dias de idade (período neonatal) compreendem a fase mais crítica de criação, representando 75% das perdas durante o primeiro ano de vida. Para reduzir essas perdas, é preciso estar atento à saúde e ao crescimento dos bezerros antes, durante e no período imediatamente após o parto.

É do conhecimento de todo criador que o manejo alimentar é decisivo para que o animal se torne produtivo em sua vida. Dessa forma, garantir que o aleitamento seja feito corretamente produz benefícios não só para o animal, como também para o pecuarista.

Logo que nascem, o primeiro alimento recebido pelas bezerras é o colostro, crucial para dar início ao seu desenvolvimento e para que adquiram imunidade. Sua ingestão está associada também à sua digestão e à sua capacidade de absorção do trato gastrointestinal.

Entretanto, é possível oferecer colostro de forma artificial, em quantidade aproximada de 10% do peso do animal logo após o parto. Cabe ao criador avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade. Logo após a ingestão do colostro, inicia-se a fase do aleitamento, que pode ser realizada de forma natural ou artificial.

Aleitamento natural

O aleitamento natural é realizado quando a bezerra obtém seu alimento diretamente no úbere da vaca, isto é, através da mamada. Esse tipo de aleitamento pode ser feito de forma livre ou controlada. Recomenda-se que, ao fazer opção pelo aleitamento natural, o produtor faça controle do mesmo, o que proporcionará efeitos positivos no desempenho tanto da vaca quanto dos bezerros. Há algumas especificações indicadas para que a propriedade adote a forma natural.

. Principal vantagem do aleitamento natural:

- Redução na necessidade de mão de obra e de equipamentos.

Aleitamento artificial

Em contraste ao aleitamento natural, há o artificial, que permite aos pecuaristas controlar de forma mais eficiente o manejo dos animais e a qualidade do leite que é oferecido às bezerras. São dois os principais métodos de aleitamento artificial: o balde e a mamadeira.

Em relação ao balde, ele pode ser aberto ou com bicos. Quando se utiliza o balde com bicos ou as mamadeiras, há uma maior semelhança com o aleitamento natural, e se favorece a salivação e a liberação de enzimas digestivas. Quando o criador opta pelo balde aberto, consegue-se aleitar os animais de forma mais prática. Contudo, mesmo conseguindo alimentar um grande número de bezerras, esse método se afasta da mamada natural.

A mamadeira, por sua vez, além da semelhança mencionada acima, proporciona ao criador um maior contato com o animal, o que acaba tornando o animal mais dócil e menos resistente ao tratador. O processo ainda pode ser “complementado” se, durante o oferecimento da mamadeira, o tratador acariciar ou escovar o animal. Nota-se, porém, uma desvantagem: o fornecimento da mamadeira não é prático e exige muita mão de obra.

. Principais vantagens do aleitamento artificial:

- Produz baixa incidência de doenças;
- Permite controle de custos na fase de cria;
- Garante maior noção da quantidade de leite fornecido; e
- Proporciona maior higiene na ordenha.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Bezerras de Raças Leiteiras – Do Nascimento ao Desaleitamento
Como Produzir mais Leite e Mais Bezerras
Técnicas para Produzir mais Bezerros

Fontes: Milk Point – milkpoint.com.br
Blog Fundação Roge – fundacaoroge.org.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!